Quimioterápicos: Referência, Genérico e Similar – Perguntas e Respostas

Quais são os tipos de medicamentos que existem no Brasil?

No Brasil existem três tipos de medicamentos que são:

  • Referência ou de Marca.
  • Genérico.
  • Similar ou Cópia.

O que é um medicamento de Referência?
 
São medicamentos inovadores, cuja eficácia, segurança e qualidade foram comprovadas
cientificamente através de estudos clínicos com voluntários e doentes (uma população de doentes considerável para uma análise de sua eficácia e segurança) por ocasião do registro do medicamento junto ao Ministério da Saúde, ANVISA (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) e outros órgãos internacionais como o americano (FDA) e da Comunidade Européia (EMEA).

São os medicamentos que, geralmente, se encontram há bastante tempo no mercado e tem uma marca comercial (nome fantasia) conhecida.

O que é um medicamento Genérico?

O medicamento genérico é aquele que contém o mesmo princípio ativo, a mesma dose e forma farmacêutica, é administrado pela mesma via e com a mesma indicação terapêutica do medicamento de referência no país.

Apresenta a mesma segurança que o medicamento de referência podendo, com este, ser intercambiável.

Os Genéricos são assegurados por testes de bioequivalência apresentados à ANVISA e somente podem ser intercambiáveis (trocados) pelos medicamentos de referência.

Exemplo: Os Genéricos podem ser comparados a uma fotocópia de um documento, mas nesse caso através de autenticidade com o documento original.

O que é um medicamento Similar?
 
O similar é um medicamento, que como o próprio nome informa, similar, ou seja, parecido com o medicamento de referência ou de marca.

Este medicamento possui o mesmo princípio ativo (substância que tem a finalidade de curar, paralisar ou diminuir a doença), via de administração, posologia e indicação terapêutica do medicamento de referência registrado na ANVISA. Porém, podem se diferenciar nas seguintes características: tamanho e forma de produto, prazo de validade, embalagens e excipientes.

Para os medicamentos injetáveis não é obrigatória a realização de testes de bioequivalência (são os testes realizados em seres humanos – in vivo) como foram realizados com os medicamentos inovadores.

Exemplo: Os similares podem ser comparados a uma fotocópia (xerox) de um documento que não foi autenticado com o documento original.

O que o convênio ou seguradora de saúde paga? Referência, Genérico ou Similar?

Na maioria das vezes, o convênio paga o que for cobrado pela instituição em que você realiza o tratamento. Alguns tipos de medicamentos podem ser negados pelo convênio. Diante deste fato, se possível, questione o seu convênio.
Como posso saber que tipos de medicamentos estão usando no meu tratamento quimioterápico?

Informe-se com seu oncologista na instituição em que você estiver se tratando, ou com a farmácia deste serviço ou através do receituário médico. Você pode ainda, solicitar a embalagem original do quimioterápico.
 
Como saber qual tipo de medicamento o meu convênio ou seguradora estão pagando para a instituição em que estou me tratando?

Através do seu próprio convênio ou seguradora de saúde. Eles irão lhe informar o que está sendo cobrado da instituição ou o que eles estão preconizando (marca, similar ou genérico) a este serviço.
 
Devo perguntar ao meu médico sobre os tipos de medicamentos (similar, marca ou genérico) que serão usados no meu tratamento?

Sim. O médico lhe informará qual o tipo de medicamento e o porque da escolha desse produto.

Através do nome comercial posso saber qual o tipo de medicamento que estou usando?
O medicamento genérico não possui nome fantasia (nome comercial), apenas o nome do principio ativo e é facilmente identificado pela embalagem, já que trazem os dizeres "Medicamento Genérico – Lei nº 9787/99” e uma tarja amarela, com um G na cor azul em destaque. Os similares e de referência são comercializado através de nome comercial, mas através do farmacêutico ou do médico esses dois medicamentos são facilmente diferenciados ou através do site da ANVISA.

Fonte: ANVISA

Este conteúdo ajudou você?

Avaliação do Portal

1. O conteúdo que acaba de ler esclareceu suas dúvidas?
Péssimo O conteúdo ficou muito abaixo das minhas expectativas. Ruim Ainda fiquei com algumas dúvidas. Neutro Não fiquei satisfeito e nem insatisfeito. Bom O conteúdo esclareceu minhas dúvidas. Excelente O conteúdo superou todas as minhas expectativas.
2. De 1 a 5, qual a sua nota para o portal?
Péssimo O conteúdo ficou muito abaixo das minhas expectativas. Ruim Ainda fiquei com algumas dúvidas. Neutro Não fiquei satisfeito e nem insatisfeito. Bom O conteúdo esclareceu minhas dúvidas. Excelente O conteúdo superou todas as minhas expectativas.
3. Com a relação a nossa linguagem:
Péssimo O conteúdo ficou muito abaixo das minhas expectativas. Ruim Ainda fiquei com algumas dúvidas. Neutro Não fiquei satisfeito e nem insatisfeito. Bom O conteúdo esclareceu minhas dúvidas. Excelente O conteúdo superou todas as minhas expectativas.
4. Como você encontrou o nosso portal?
5. Ter o conteúdo da página com áudio ajudou você?
Esse site é protegido pelo reCAPTCHA e a política de privacidade e os termos de serviço do Google podem ser aplicados.
Multimídia

Acesse a galeria do TV Oncoguia e Biblioteca

Folhetos

Diferentes materiais educativos para download

Doações

Faça você também parte desta batalha

Cadastro

Mantenha-se conectado ao nosso trabalho