O que houve?
O deputado Gilberto Nascimento (PSC-SP) apresentou o requerimento n° 265/19, que solicita o desarquivamento das proposições de sua autoria. Entre as proposições está o Projeto de Lei n° 3.842/15, que estabelece o mês de março de cada ano como o Mês de Conscientização sobre o Câncer de Cólon e Reto e dá outras providências.
Na legislatura anterior, o projeto teve parecer aprovado na Comissão de Seguridade Social e Família (CSSF), apresentado pela relatora Carmen Zanotto (PPS-SC). No relatório apresentado, Carmen informou que “a matéria é de extrema relevância para nossa população, pois a prevenção do câncer de intestino demanda atuação precoce”.
A proposição tramita com mais dois projetos apensados, que também serão desarquivados. O primeiro é o Projeto de Lei n° 3.935/15, de autoria do ex-deputado Marcelo Belinati, que dispõe sobre a efetivação de ações de saúde que assegurem a prevenção, a detecção, o tratamento e o seguimento do câncer colorretal, no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS). O segundo é o Projeto de Lei 6.538/16, de autoria do deputado Marcelo Aro (PHS-MG), que institui a Política Nacional de Conscientização e Orientação sobre as Doenças Inflamatórias Intestinais e assistência aos portadores e dá outras providências.
E agora ?
O requerimento pedindo o desarquivamento aguarda leitura em Plenário da Câmara dos Deputados. O projeto será analisado pela Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania (CCJC) em decisão terminativa, ou seja, dispensa apreciação do plenário.
A informação contida neste portal está disponível com objetivo estritamente educacional. Em hipótese alguma pretende substituir a consulta médica, a realização de exames e ou, o tratamento médico. Em caso de dúvidas fale com seu médico, ele poderá esclarecer todas as suas perguntas. O acesso a Informação é um direito seu: Fique informado.
O conteúdo editorial do Portal Oncoguia não apresenta nenhuma relação comercial com os patrocinadores do Portal, assim como com a publicidade veiculada no site.