O que houve?
O deputado Dr. Luiz Antonio Teixeira Jr. (PP-RJ) apresentou o Projeto de Lei n° 3.199/19, que eleva a tributação sobre o comércio de cigarros por meio da majoração da Contribuição para o PIS/Pasep e da Cofins incidentes e destinar o produto da arrecadação desta a diagnóstico e tratamento de câncer.
De acordo com o deputado, o tabagismo é considerado a principal causa de morte evitável pela Organização Mundial da Saúde (OMS), matando quase 5 milhões de pessoas por ano no mundo. “Entendemos que é de absoluta conveniência a intensificação do uso extrafiscal dos tributos incidentes, desestimulando ainda mais o consumo de tabaco”, argumentou.
“Esperamos que o maior peso na tributação seja acompanhado de medidas do Poder Executivo que evitem a transição de fumantes para o comércio ilegal de cigarro”, finalizou o deputado.
E agora?
O projeto de lei aguarda despacho do presidente da Câmara dos Deputados que definirá por quais comissões o projeto irá tramitar.
A informação contida neste portal está disponível com objetivo estritamente educacional. Em hipótese alguma pretende substituir a consulta médica, a realização de exames e ou, o tratamento médico. Em caso de dúvidas fale com seu médico, ele poderá esclarecer todas as suas perguntas. O acesso a Informação é um direito seu: Fique informado.
O conteúdo editorial do Portal Oncoguia não apresenta nenhuma relação comercial com os patrocinadores do Portal, assim como com a publicidade veiculada no site.