O que houve?
O senador Randolfe Rodrigues (REDE-AP) apresentou o Projeto de Lei n° 881/20, determinando o congelamento de preços de medicamentos durante a vigência do estado de calamidade pública.
De acordo com a matéria, a vigilância sobre a estabilidade dos preços será exercida pelos Ministérios da Economia e da Justiça e Segurança Pública. Além disso, autoriza os ministérios a realizar convênios com os governos dos Estados, Municípios e Distrito Federal para garantir a eficácia da lei.
A proposta determina que, em caso de descumprimento da lei, seja aplicada multa, que varia de acordo com a estrutura e porte do estabelecimento. O projeto também autoriza o fechamento do estabelecimento.
Ao justificar a medida, o senador destacou notícia publicada no dia 23 de março, apontando que o preço dos medicamentos devem ter reajuste médio de 4,08% a partir de 31 de março. Para ele, diante da pandemia de Coronavírus, é necessário que o governo estabeleça forte controle dos preços dos medicamentos, que são essenciais para preservar a vida de nossa população.
E agora?
O projeto aguarda leitura no Plenário do Senado Federal.
A informação contida neste portal está disponível com objetivo estritamente educacional. Em hipótese alguma pretende substituir a consulta médica, a realização de exames e ou, o tratamento médico. Em caso de dúvidas fale com seu médico, ele poderá esclarecer todas as suas perguntas. O acesso a Informação é um direito seu: Fique informado.
O conteúdo editorial do Portal Oncoguia não apresenta nenhuma relação comercial com os patrocinadores do Portal, assim como com a publicidade veiculada no site.