Procedimento inédito para tratamento de câncer é realizado em hospital do ES

Ver conteúdo relacionado
  • Equipe Oncoguia
  • - Data de cadastro: 19/08/2021 - Data de atualização: 19/08/2021

A cirurgia foi feita em uma paciente de 64 anos, ablando um tumor no fígado proveniente de uma metástase.  O procedimento consiste na introdução de uma agulha por punção no interior do tumor, que emite microondas em sua ponta, elevando a temperatura no local e destruindo a lesão pelo calor em poucos minutos, sem a necessidade de remoção cirúrgica.

De acordo com o médico radiologista intervencionista da Unimed Sul Capixaba, Luiz Sérgio Grillo, dentre as vantagens da ablação por microondas está a rapidez do procedimento e da própria recuperação do paciente, que habitualmente pode ter alta no mesmo dia ou no dia seguinte.

“Realizamos este procedimento com o auxílio da tomografia computadorizada 3D, na presença de um anestesiologista. Com o recurso das imagens em três dimensões para guiarmos a antena de microondas ao local exato da lesão, garantimos a precisão e a segurança do procedimento", disse o Luiz.

Uma outra vantagem do procedimento, segundo o especialista, é a rapidez da cirurgia. "O ciclo de ablação dura cerca de quatro minutos, sendo muito mais rápido e intenso do que a ablação por radiofrequência, que é habitualmente empregada como tratamento nestes tipos de lesões”, afirma o médico.

Procedimento de baixo risco

O radiologista explica que, por ser minimamente invasiva, a ablação por microondas é um procedimento de baixo risco ao paciente. 

Fonte: R7






Folhetos Diferentes materiais educativos para download

A informação contida neste portal está disponível com objetivo estritamente educacional. Em hipótese alguma pretende substituir a consulta médica, a realização de exames e ou, o tratamento médico. Em caso de dúvidas fale com seu médico, ele poderá esclarecer todas as suas perguntas. O acesso a Informação é um direito seu: Fique informado.

O conteúdo editorial do Portal Oncoguia não apresenta nenhuma relação comercial com os patrocinadores do Portal, assim como com a publicidade veiculada no site.

© 2003 - 2022 Instituto Oncoguia . Todos direitos reservados
Ver versão completa do site. Desenvolvido por Lookmysite Interactive