A maioria dos cânceres colorretais se desenvolve lentamente ao longo de vários anos. Antes de se tornar um câncer, a doença começa com o crescimento do tecido pelo qual é formado, geralmente um pólipo não cancerígeno, no revestimento interno do cólon ou do reto. Um pólipo normalmente é benigno, mas alguns podem se transformar em câncer. A chance de isso acontecer depende do tipo de pólipo:
Outros fatores que podem tornar um pólipo mais provável de conter câncer ou aumentar o risco de uma pessoa desenvolver câncer colorretal incluem:
Texto originalmente publicado no site da American Cancer Society, em 29/06/2020, livremente traduzido e adaptado pela Equipe do Instituto Oncoguia.
A informação contida neste portal está disponível com objetivo estritamente educacional. Em hipótese alguma pretende substituir a consulta médica, a realização de exames e ou, o tratamento médico. Em caso de dúvidas fale com seu médico, ele poderá esclarecer todas as suas perguntas. O acesso a Informação é um direito seu: Fique informado.
O conteúdo editorial do Portal Oncoguia não apresenta nenhuma relação comercial com os patrocinadores do Portal, assim como com a publicidade veiculada no site.