O que houve?
A deputada Lauriete (PL-ES) apresentou o Projeto de Lei n° 5.297/19, que determina que o Sistema Único de Saúde disponibilize mamografias no período noturno, ampliando o acesso para aqueles que trabalham em horário comercial e aumentando as chances de diagnóstico precoce.
A matéria determina que os exames de mamografia sejam disponibilizados pelo Sistema Único de Saúde até às 22h. De acordo com a deputada, a maioria dos empregos formais ocorre durante horário comercial, o que dificulta a realização dos exames de mamografia, pois estes também são realizados durante o mesmo período.
Em sua justificativa, a deputada informou que o câncer de mama é o mais comum nas mulheres brasileiras, tendo maior incidência em mulheres a partir dos 40 anos. “Abaixo dessa faixa etária, a ocorrência da doença é menor, bem como sua mortalidade. Já a partir dos 60 anos o risco é 10 vezes maior”, explicou.
A deputada finalizou, destacando que o intuito da proposição é ampliar o acesso das mulheres às mamografias, resolvendo a incompatibilidade de horários e aumentando assim a detecção precoce do câncer de mama.
E agora?
O projeto aguarda despacho do presidente da Câmara dos Deputados, que definirá por quais comissões o projeto irá tramitar.
A informação contida neste portal está disponível com objetivo estritamente educacional. Em hipótese alguma pretende substituir a consulta médica, a realização de exames e ou, o tratamento médico. Em caso de dúvidas fale com seu médico, ele poderá esclarecer todas as suas perguntas. O acesso a Informação é um direito seu: Fique informado.
O conteúdo editorial do Portal Oncoguia não apresenta nenhuma relação comercial com os patrocinadores do Portal, assim como com a publicidade veiculada no site.