PL garante uso de testes genéticos germinativos e genômicos

Ver conteúdo relacionado
  • Equipe Oncoguia
  • - Data de cadastro: 02/12/2020 - Data de atualização: 02/12/2020

O que houve?

A deputada Liziane Bayer (PSB-RS) apresentou o Projeto de Lei n° 5.270/20, para garantir a realização de testes genéticos germinativos e genômicos para prevenção, diagnóstico e tratamento para todos os tipos de neoplasias malignas. 

De acordo com a proposta, os testes serão realizados desde que identificado potencial de hereditariedade, mesmo que isolado, conforme protocolos estabelecidos pelo Ministério da Saúde, e com posterior e devido aconselhamento genético por profissional médico habilitado. 

A autora da proposta ressaltou que, no Brasil, há pouca disseminação de informações e conscientização sobre câncer hereditário e testes genéticos germinativos e genômicos tumorais disponíveis. Por isso, argumentou que existe uma grande necessidade de expandir o acesso ao aconselhamento genético de câncer, bem como aos exames laboratoriais necessários no Brasil. 

E agora? 

O projeto aguarda despacho do Presidente da Câmara dos Deputados.
 







Folhetos Diferentes materiais educativos para download

A informação contida neste portal está disponível com objetivo estritamente educacional. Em hipótese alguma pretende substituir a consulta médica, a realização de exames e ou, o tratamento médico. Em caso de dúvidas fale com seu médico, ele poderá esclarecer todas as suas perguntas. O acesso a Informação é um direito seu: Fique informado.

O conteúdo editorial do Portal Oncoguia não apresenta nenhuma relação comercial com os patrocinadores do Portal, assim como com a publicidade veiculada no site.

© 2003 - 2021 Instituto Oncoguia . Todos direitos reservados
Ver versão completa do site. Desenvolvido por Lookmysite Interactive