PL garante estadia e transporte para tratamento fora de domicílio

Ver conteúdo relacionado
  • Equipe Oncoguia
  • - Data de cadastro: 24/04/2019 - Data de atualização: 24/04/2019

O que houve

O deputado Boca Aberta (PROS-PR) apresentou o Projeto de Lei  n° 2.400/19, determinando que o Sistema Único de Saúde (SUS) forneça transporte, de ida e volta, alimentação e pousada aos pacientes que, por inexistência, insuficiência ou carência de condições adequadas dos serviços de saúde do local do seu domicílio, requeiram sua remoção para localidades dotadas de centros médicos mais avançados, em processo denominado Tratamento Fora de Domicílio (TFD).
 
De acordo com o deputado, o centro médico eleito para a efetivação do tratamento deverá ser escolhido dentre os geograficamente mais próximos do local de domicílio do paciente. O projeto garante também, nos casos de necessidade de acompanhante, em especial nos casos de paciente pediátrico, paralítico, comatoso ou portador de deficiências mentais, o fornecimento ao acompanhante, dos mesmos benefícios a que faz jus o paciente em tratamento.
 
Por fim, a matéria determina que o sistema de gerenciamento dos processos de tratamento fora de domicílio ficará a cargo das Secretarias Estaduais de Saúde.

E agora?

A matéria aguarda despacho do presidente da Câmara dos Deputados.







Folhetos Diferentes materiais educativos para download

A informação contida neste portal está disponível com objetivo estritamente educacional. Em hipótese alguma pretende substituir a consulta médica, a realização de exames e ou, o tratamento médico. Em caso de dúvidas fale com seu médico, ele poderá esclarecer todas as suas perguntas. O acesso a Informação é um direito seu: Fique informado.

O conteúdo editorial do Portal Oncoguia não apresenta nenhuma relação comercial com os patrocinadores do Portal, assim como com a publicidade veiculada no site.

© 2003 - 2022 Instituto Oncoguia . Todos direitos reservados
Ver versão completa do site. Desenvolvido por Lookmysite Interactive