PL determina transparência na desmarcação de consultas pelo SUS

Ver conteúdo relacionado
  • Equipe Oncoguia
  • - Data de cadastro: 17/06/2019 - Data de atualização: 17/06/2019

O que houve?

A deputada Lauriete (PL-ES) apresentou o Projeto de Lei n° 3.312/19, que determina a transparência na desmarcação de consultas e procedimentos nos serviços públicos de saúde, ou nos serviços privados contratados ou conveniados que integram o Sistema Único de Saúde.

De acordo com a proposta, quando houver desmarcação de consultas e procedimentos nos estabelecimentos públicos de saúde, o responsável pelo estabelecimento deverá encaminhar a  informação à direção do SUS da esfera de governo a que esteja vinculado, para que seja disponibilizada nos seus respectivos portais de transparência.

Segundo a deputada, após longa e torturante espera por uma vaga para a realização de consultas ou procedimentos, os pacientes chegam aos estabelecimentos prestadores de serviço e são informados de que não conseguirão, naquele dia, o que precisam, em razão de desmarcações. “Simplesmente perdem o dia de trabalho e o valor do transporte, e saem dos estabelecimentos sem saber se conseguirão sanar seu problema de saúde”, argumentou.

A autora do projeto destacou que o tema já foi abordado em audiências públicas promovidas pela Câmara dos Deputados. informou também que em abril de 2017, o Dr. Tiago Farina, do Instituto Oncoguia, destacou a importância de se aumentar a transparência das filas de espera para tratamentos do SUS, para permitir que o paciente possa se programar.

“A nossa intenção com esse projeto é deixar claro na lei que, quando houver desmarcação de consultas o responsável pelo estabelecimento deverá encaminhar à direção do SUS da esfera de governo a que esteja vinculado a justificativa da desmarcação e a comprovação de que o paciente foi cientificado. Com essa medida, esperamos que os cidadãos sejam respeitados e tratados com dignidade”, finalizou.

E agora?

O requerimento aguarda despacho do Presidente da Câmara dos Deputados.




Folhetos Diferentes materiais educativos para download

A informação contida neste portal está disponível com objetivo estritamente educacional. Em hipótese alguma pretende substituir a consulta médica, a realização de exames e ou, o tratamento médico. Em caso de dúvidas fale com seu médico, ele poderá esclarecer todas as suas perguntas. O acesso a Informação é um direito seu: Fique informado.

O conteúdo editorial do Portal Oncoguia não apresenta nenhuma relação comercial com os patrocinadores do Portal, assim como com a publicidade veiculada no site.

© 2003 - 2022 Instituto Oncoguia . Todos direitos reservados
Ver versão completa do site. Desenvolvido por Lookmysite Interactive