PL cria política de gerenciamento de tecnologias no SUS

Ver conteúdo relacionado
  • Equipe Oncoguia
  • - Data de cadastro: 03/07/2020 - Data de atualização: 03/07/2020

O que houve?

O senador Veneziano Vital do Rêgo (PSB-PB) apresentou o Projeto de Lei n° 3.478/20, propondo alteração na Lei Orgânica da Saúde, para instituir a política de gerenciamento de tecnologias em saúde no Sistema Único de Saúde.

O objetivo é garantir qualidade na assistência à saúde e eliminar ou minimizar potenciais riscos aos pacientes e profissionais da área. Por isso, a proposta pretende determinar que todos os estabelecimentos de saúde, públicos e privados, contemr com plano de gerenciamento de tecnologias, que abrangerá procedimentos e práticas para aquisição, instalação, operação, treinamento de usuários, manutenção, desativação e descarte dos equipamentos médico-assistenciais.

Ao argumentar a apresentação do projeto, o autor explicou que a  Lei nº 8.080/90 não explicita como competência do SUS a gestão das tecnologias em saúde. Para ele, é uma atividade cada vez mais imprescindível para garantir a qualidade, efetividade e maior racionalidade aos gastos em saúde.

E agora?

O projeto aguarda leitura no Plenário do Senado Federal.







Folhetos Diferentes materiais educativos para download

A informação contida neste portal está disponível com objetivo estritamente educacional. Em hipótese alguma pretende substituir a consulta médica, a realização de exames e ou, o tratamento médico. Em caso de dúvidas fale com seu médico, ele poderá esclarecer todas as suas perguntas. O acesso a Informação é um direito seu: Fique informado.

O conteúdo editorial do Portal Oncoguia não apresenta nenhuma relação comercial com os patrocinadores do Portal, assim como com a publicidade veiculada no site.

© 2003 - 2021 Instituto Oncoguia . Todos direitos reservados
Ver versão completa do site. Desenvolvido por Lookmysite Interactive