
Parar de fumar sempre gera dúvidas. É melhor parar de uma vez ou reduzir aos poucos? Em quanto tempo percebo os benefícios? Onde encontro um local para ter tratamento gratuito?
Para responder a dúvidas de fumantes, o Instituto Oncoguia lançou o serviço gratuito
Parar de Fumar Vale a Pena.
"O objetivo é inspirar, motivar e orientar”, destaca a presidente do Instituto Oncoguia, Luciana Holtz. A iniciativa é uma parceria entre a organização e o Amigoh, do Hospital Israelita Albert Einstein. Para participar, basta ligar no 0800-773-1666.
Quem ligar poderá não apenas receber informações e indicação de locais que oferecem tratamento gratuito contra o tabagismo, mas também conhecer o risco de desenvolver um câncer de pulmão.
Pode ser difícil deixar o cigarro no começo? Pode, sim. Mas os benefícios são sentidos em menos de uma hora. Nos primeiros 20 minutos, a pressão sanguínea e a pulsação voltam ao normal. Duas horas depois, não há mais nicotina circulando no sangue. Em oito horas, o nível de oxigênio se normaliza. Os pulmões funcionam melhor em até 24 horas.
Depois vem melhora no olfato, no paladar e na respiração. Sem contar a redução de risco de morte por infarto e câncer de pulmão após alguns anos.
"As mulheres entre 60 e 65 anos que pararam de fumar entre os 40 e 50 anos apresentaram índices melhores na qualidade de vida e saúde mental comparadas com as que ainda fumavam”, destaca o cirurgião torácico Ricardo Sales dos Santos, coordenador do Programa ProPulmão, sobre uma pesquisa realizada pela instituição na qual fumantes e ex-fumantes foram avaliados e fizeram tomografia para detecção precoce de câncer de pulmão.
Por
QSocial