Após quase 4 anos de atuação do Oncoguia como representante do Conselho Nacional de Saúde (CNS) nas comissões da Saúde Suplementar, estamos passando o bastão para a Biored Brasil, que vai passar a ocupar essas cadeiras.
O Oncoguia atua desde 2009 na defesa dos direitos dos pacientes com câncer e, para fortalecer nossa atuação, marcamos presença em espaços de participação social de forma ativa e responsável. Um desses espaços é o Conselho Nacional de Saúde (CNS), principal instância de discussão e controle social do sistema de saúde.
O CNS possui representação em diversos fóruns de debate e comissões, garantindo o espaço da participação social nas discussões. Dois deles são extremamente relevantes para a Saúde Suplementar: a Câmara de Saúde Suplementar (CAMSS) e a Comissão de Atualização do Rol de Procedimentos e Eventos na Saúde Suplementar (Cosaúde), ambas parte da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS).
Nós do Oncoguia tivemos a honra de representar o CNS nessas duas comissões, levando e defendendo a visão do paciente oncológico nas discussões, e abrindo espaço para organizações parceiras nos temas que não temos tanta propriedade. Fizemos parte da CAMSS por quase 4 anos e da COSAÚDE, criada recentemente, nos últimos 4 meses, desde a sua formação.
Aprendemos muito e sabemos que fizemos a diferença na priorização da oncologia na Saúde Suplementar. Debatemos com diversos atores, cobramos melhorias nos processos de análise e vimos muitas delas sendo implementadas.
Agora, seguindo a natural rotatividade de cadeiras entre as organizações que compõem o CNS, passamos a representação da CAMSS e do COSAÚDE para a Biored Brasil, na pessoa da Priscila Torres.
Ao mesmo tempo, vamos continuar atuantes nesses espaços, participando das audiências públicas, consultas e todas as outras ferramentas disponíveis para a participação social. Somos parceiros da Biored e fazemos parte da rede de organizações que a compõe, e por isso sabemos que o paciente oncológico continuará muito bem representado!
Seguimos batalhando por uma Saúde Suplementar mais justa e centrada no paciente!
Conteúdo produzido pela equipe do Instituto Oncoguia.
A informação contida neste portal está disponível com objetivo estritamente educacional. Em hipótese alguma pretende substituir a consulta médica, a realização de exames e ou, o tratamento médico. Em caso de dúvidas fale com seu médico, ele poderá esclarecer todas as suas perguntas. O acesso a Informação é um direito seu: Fique informado.
O conteúdo editorial do Portal Oncoguia não apresenta nenhuma relação comercial com os patrocinadores do Portal, assim como com a publicidade veiculada no site.