No dia 03/05, estivemos na Câmara dos Deputados em Sessão Solene para comemoração dos 10 anos da Lei dos 60 dias!
A Lei dos 60 dias (Lei nº 12.732/2012) estabeleceu que a partir do diagnóstico oncológico, o paciente do SUS deve conseguir iniciar seu tratamento dentro de 60 dias. Ela foi sancionada em 22/11/2012, mas passou a valer apenas em maio de 2013. E é um importante marco para a oncologia no SUS.
O auditório da Câmara dos Deputados esteve movimentado para celebrar e também cobrar por esse importante marco no mundo do câncer: a definição de que todo paciente oncológico do SUS deve começar seu tratamento em até 60 dias do diagnóstico.
Organizada pela deputada Flávia Morais em conjunto com o Oncoguia, nossa presidente Luciana Holtz foi uma das homenageadas pela conquista da aprovação da Lei que completa 10 anos. Também estiveram presentes nossos parceiros da Femama, com a dra Maira Caleffi, da Abrale, com a Luana Lima, e da SBOC, com o dr Roberto Gil.
Também marcamos presença com nossos voluntários em Brasília, que acompanharam todo o evento e levaram a voz do paciente para a Câmara dos Deputados, além da nossa coordenadora de advocacy Helena Esteves.
A nossa presidente Luciana Holtz chamou atenção pelo fato de mesmo depois de 10 anos da lei, ainda existirem pacientes que têm a Lei descumprida e ressaltou a importância do prazo para o paciente realizar o primeiro tratamento em tempo oportuno, o que pode representar até a cura em muitos casos.
Sabemos que tivemos avanços significativos ao longo dos últimos 10 anos, mas também sabemos que podemos avançar ainda mais!
Você pode conferir o evento completo aqui.
Conteúdo produzido pela equipe do Instituto Oncoguia.
A informação contida neste portal está disponível com objetivo estritamente educacional. Em hipótese alguma pretende substituir a consulta médica, a realização de exames e ou, o tratamento médico. Em caso de dúvidas fale com seu médico, ele poderá esclarecer todas as suas perguntas. O acesso a Informação é um direito seu: Fique informado.
O conteúdo editorial do Portal Oncoguia não apresenta nenhuma relação comercial com os patrocinadores do Portal, assim como com a publicidade veiculada no site.