No dia 08/04, o Oncoguia esteve presente, representado pela nossa coordenadora de advocacy Helena Esteves, em audiência pública na Câmara dos Deputados para debater o controle do câncer de pele no Brasil.
Helena falou sobre as novidades nos tratamentos, com acesso limitado. Isso porque em 2020 a Conitec incorporou novas terapias para o tratamento de melanoma metastático, mas os pacientes ainda não estão conseguindo acessar o tratamento. Além disso, desde 2013 a Diretriz de Diagnóstico Terapêuticos (DDTs) para melanoma não é atualizada, documento elaborado pelo Ministério da Saúde para nortear o cuidado com pacientes em todo o país.
Também foi apontado pela representante do Oncoguia que o Ministério atualizou o valor de remuneração desse tratamento em março de 2022, passando a valer 7.500 reais. Apesar de o novo valor ser uma esperança para que os pacientes tenham acesso ao tratamento, existem fortes evidências que indicam que mesmo o valor atualizado não será suficiente para cobrir o real custo com o tratamento. Por fim, propôs que o Ministério discuta com a sociedade sobre a eficiência dessas incorporações da Conitec.
Você pode conferir o debate aqui.
Conteúdo produzido pela equipe do Instituto Oncoguia.
A informação contida neste portal está disponível com objetivo estritamente educacional. Em hipótese alguma pretende substituir a consulta médica, a realização de exames e ou, o tratamento médico. Em caso de dúvidas fale com seu médico, ele poderá esclarecer todas as suas perguntas. O acesso a Informação é um direito seu: Fique informado.
O conteúdo editorial do Portal Oncoguia não apresenta nenhuma relação comercial com os patrocinadores do Portal, assim como com a publicidade veiculada no site.