São Paulo, fevereiro de 2023 - Nesta quinta-feira (09/02/2023) , o Youtube promoveu um evento para falar sobre saúde e tecnologia. O ‘Youtube Health Day’ discutiu formas de se colaborar para a disseminação de uma informação de qualidade sobre saúde, que seja acessível e inclusiva. A nossa presidente e fundadora do Oncoguia, Luciana Holtz, esteve junto com especialistas, profissionais de saúde, jornalistas e influenciadores digitais.
A Jornalista especializada em saúde e CEO do Portal Futuro da Saúde, Natalia Cuminale, abriu o evento concedendo a palavra para a diretora do Youtube Brasil, Patricia Muratori. “A essência e a missão da plataforma é ser democrática, acessível e plural.”
A responsável pela nova Secretaria de Informação e Saúde Digital, Dra. Ana Estela Haddad, também falou no evento, discursando sobre a importância de pensarmos a saúde dentro desta era digital.“A saúde acaba acompanhando o que a gente está vivenciando, no que nós mergulhamos, que hoje é o mundo digital, essa imersão da saúde no mundo digital, nos faz pensar na saúde conectada.”
Outra convidada presente no Youtube Health Day foi a médica intensivista e Global Clinical Lead for Platform & Ecosystems - Google Health, Dra. Mariana Perroni. A profissional falou sobre os impactos das mudanças tecnológicas dos últimos anos e como o aumento do poder computacional e a conectividade afetaram a área da saúde. “Acesso à informação de qualidade é um determinante social da saúde, a informação certa e na hora certa, salva vidas.”
Ainda falando a respeito do papel da informação de saúde dentro deste mundo cada vez mais conectado, Luciana Holtz, participou de uma mesa com o tema, ‘O papel da internet na comunicação de saúde’. O debate foi mediado por Natalia Cuminale e contou com as presenças da médica pediatra, livre-docente de medicina da USP e comunicadora de saúde, Dra. Ana Escobar, do biofísico, mestre em microbiologia, doutor em imunologia na UFRJ, Rômulo Neris e o Coordenador do programa ‘Avança Saúde’ da Secretaria de Saúde de São Paulo, Marcelo Takano.
Luciana, na ocasião, compartilhou a sua experiência com a informações sobre o câncer e seu trabalho à frente do Oncoguia. "Minha experiência está focada dentro do mundo da oncologia. E, ouvindo as dores dos pacientes, principalmente, de quem recebia o diagnóstico do câncer, eu estranhei a falta de informação de qualidade. O site nasceu em 2003, a gente viveu toda essa transformação digital.”
Para a presidente do Oncoguia, temos hoje um novo paciente, que é o paciente com celular na mão e conectado com as redes sociais.”A internet trouxe o surgimento dos influenciadores, existem bastante em nosso meio. O paciente que vira influenciador, ele assume o papel de multiplicador de informação, o que faz toda a diferença na vida do outro. Temos investido em nosso canal do Youtube, que conta com 50 mil fãs e investimos também nesses pacientes que são porta-vozes do nosso trabalho, é assim que chegamos em quem mais precisa.”
De médica pediatra e professora, Dra Ana Escobar viu a carreira mudar ao tornar-se comunicadora de saúde, primeiro através do extinto programa Bem-estar da TV Globo e, logo depois, através das suas redes sociais. “Sempre gostei de falar e ensinar o que eu aprendi, a gente precisa sair dos muros das universidades para poder se comunicar sobre saúde.”
Durante a pandemia, o microbiologista viu o interesse no seu trabalho aumentar e começou a compartilhar informações sobre a doença na internet. Para ele, um dos maiores obstáculos da comunicação em saúde na internet é lidar com as fake news. “O grande desafio é ensinar às pessoas o que é falso e o que é verdadeiro. A fake news em saúde é um problema à parte, porque ela mata em curto, médio e longo prazo.”
O Coordenador geral do projeto ‘Avança São Paulo’, da Secretaria de Saúde de São Paulo, falou sobre o sucesso do programa, além de falar sobre a importância da informação de saúde para o seu público-alvo, os usuários dos serviços públicos de saúde. “Valorizamos a produção de conteúdo, temos equipes de comunicação e assessoria de imprensa para pensar em qual o melhor conteúdo, a melhor comunicação, que seja a mais simples e efetiva para o nosso usuário.”
O evento contou com transmissão ao vivo no YouTube e você pode assistir clicando aqui.
A informação contida neste portal está disponível com objetivo estritamente educacional. Em hipótese alguma pretende substituir a consulta médica, a realização de exames e ou, o tratamento médico. Em caso de dúvidas fale com seu médico, ele poderá esclarecer todas as suas perguntas. O acesso a Informação é um direito seu: Fique informado.
O conteúdo editorial do Portal Oncoguia não apresenta nenhuma relação comercial com os patrocinadores do Portal, assim como com a publicidade veiculada no site.