Oncoguia marca presença em evento do Inca sobre Dia Mundial do Câncer

Ver conteúdo relacionado
  • Equipe Oncoguia
  • - Data de cadastro: 06/02/2023 - Data de atualização: 06/02/2023

São Paulo, fevereiro de 2023 - Aconteceu na quinta-feira, dia 02/02/2023, um importante encontro realizado pelo Instituto Nacional de Câncer (Inca) para marcar o Dia Mundial do Câncer, que ocorreu no último sábado (04). Representando o Oncoguia, a nossa presidente e fundadora, Luciana Holtz, discursou no painel  ‘Identificando nossas convergências e unindo nossas vozes pelo controle do câncer’, que trouxe diversas entidades como a Organização Pan-Americana de Saúde (OPAS), União Internacional para o Controle do Câncer (UICC), Sesc Rio de Janeiro, Movimento Todos Juntos Contra o Câncer e Sociedade Brasileira de Oncologia Clínica (SBOC). 

Na ocasião, Luciana falou sobre o trabalho realizado pelo Oncoguia, desde a criação do portal, há 20 anos, até os dias atuais. Ela discursou sobre a importância da informação correta, clara e de qualidade para o paciente. “Trabalhamos com informação de qualidade para que toda a população conheça sobre o câncer e tenha acesso ao cuidado mais efetivo.. Nós sabemos que existem cânceres que podem ser prevenidos e curados, até pela descoberta precoce, e nos outros casos, de metástase, por exemplo, sabemos que o paciente pode viver com qualidade de vida”, afirma.

Luciana reforçou ainda que estamos diante de um cenário desafiador no período pós pandemia de Covid-19, já que várias consultas e exames tiveram que ser adiados, o que pode provocar demora maior para novos diagnósticos. “O câncer é um problema de saúde pública, mais de  50% dos casos são descobertos nas fases mais avançadas, com a pandemia, muitos exames não foram realizados, por exemplo, mais de 2 milhões de exames de papanicolau deixaram de ser feitos”.

Finalizando, a presidente do Oncoguia salientou sobre as dificuldades e disparidades que ainda existem no acesso ao tratamento adequado para o câncer em nosso país. “O câncer está na fila de espera do Brasil, falta informação de qualidade, há uma enorme demora de atendimento e o acesso ao cuidado integral ainda não é para todos. Há uma  ausência muito grande de suporte multidisciplinar.”

Durante o evento, o Inca apresentou o artigo ‘As metas de desenvolvimento sustentável para o câncer podem ser cumpridas no Brasil?’. O Instituto projeta uma queda de 28% na probabilidade de mortalidade prematura por câncer de pulmão em homens, entre 30 e 69 anos, no país, no período de 2026 a 2030. De acordo com a chefe da divisão de vigilância e análise de atuação do Inca, Marianna Cancela, “os números sobre o câncer de pulmão são reflexos de décadas de esforços conjuntos da sociedade e do poder público".

O estudo ainda apresenta um recorte interessante por região do Brasil. Um dado preocupante apresentado é a alta taxa de câncer de colo de útero na região Norte do Brasil.  Para Marianna Canela esse tipo de câncer merece uma atenção especial. “Esse é um câncer que podemos erradicar nos próximos anos, mas para isso a campanha de vacinação contra o HPV é importantíssima”, destaca Marianna.

Conteúdo produzido pela equipe do Instituto Oncoguia.
 







Folhetos Diferentes materiais educativos para download

A informação contida neste portal está disponível com objetivo estritamente educacional. Em hipótese alguma pretende substituir a consulta médica, a realização de exames e ou, o tratamento médico. Em caso de dúvidas fale com seu médico, ele poderá esclarecer todas as suas perguntas. O acesso a Informação é um direito seu: Fique informado.

O conteúdo editorial do Portal Oncoguia não apresenta nenhuma relação comercial com os patrocinadores do Portal, assim como com a publicidade veiculada no site.

© 2003 - 2023 Instituto Oncoguia . Todos direitos reservados
Ver versão completa do site. Desenvolvido por Lookmysite Interactive