Oncoguia contribui em ACP sobre incorporação de tecnologias

Ver conteúdo relacionado
  • Equipe Oncoguia
  • - Data de cadastro: 07/10/2020 - Data de atualização: 07/10/2020

O que houve?
 
O Instituto Oncoguia, após convite para intervir na Ação Civil Pública n° 5009276-60.2020.4.04.7100, na condição de Amicus Curiae, apresentou em juízo suas percepções acerca do mérito da demanda, que requer que o Governo Federal deixe de realizar a incorporação de novas tecnologias ao SUS, sob condição de futura negociação de preços.

O Oncoguia concorda com a procedência da ação, pois, além de não haver base legal prevendo a possibilidade de condicionantes na decisão final de incorporação, vários precedentes mostram que a decisão condicionada à negociação futura do preço tumultua o desenrolar do processo de aquisição da tecnologia, sem trazer à administração pública nenhuma vantagem transacional. 

Através de vários exemplos e de demonstração de pedidos de informações enviados e recebidos pelo Instituto Oncoguia ao Ministério da Saúde, apresentamos os motivos fáticos pelos quais entendemos que a condição de futura negociação de preços prejudica milhares de pacientes que necessitam da oferta dos medicamentos incorporados com este condicionante.

Clique aqui para ter acesso à íntegra da petição protocolada pelo Instituto Oncoguia.

E agora?

O Instituto Oncoguia participará da ação citada na condição de amicus curiae. Nesta condição, como pessoa jurídica devidamente representada no processo, poderemos fornecer subsídios em juízo para o julgamento da causa. 

Entendemos que a procedência da ação eliminará importantes inconsistências e ilegalidades vivificadas no processo de incorporação de tecnologias no SUS, contribuindo, assim, para garantir acesso a tratamentos reconhecidamente eficazes, seguros e custo-efetivos.




Folhetos Diferentes materiais educativos para download

A informação contida neste portal está disponível com objetivo estritamente educacional. Em hipótese alguma pretende substituir a consulta médica, a realização de exames e ou, o tratamento médico. Em caso de dúvidas fale com seu médico, ele poderá esclarecer todas as suas perguntas. O acesso a Informação é um direito seu: Fique informado.

O conteúdo editorial do Portal Oncoguia não apresenta nenhuma relação comercial com os patrocinadores do Portal, assim como com a publicidade veiculada no site.

© 2003 - 2021 Instituto Oncoguia . Todos direitos reservados
Ver versão completa do site. Desenvolvido por Lookmysite Interactive