[NOVIDADE] Lei dos 60 dias – Ministério da Saúde reconhece que o prazo se inicia a partir da assinatura do laudo

Portaria MS-GM nº 1.220, de 03/06/14 DOU de 04/06/14 p.91 seção 1 nº 105 - Altera o art. 3º da Portaria nº 876/GM/MS, de 16/05/2013, que dispõe sobre a aplicação da Lei nº 12.732, de 22/11/2012, que versa a respeito do primeiro tratamento do paciente com neoplasia maligna comprovada, no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS).

O que houve?

O Ministério da Saúde alterou a Portaria MS/GM nº 876/13 reconhecendo que o prazo máximo de 60 dias para início do primeiro tratamento oncológico no SUS começa a contar a partir da data da assinatura do laudo patológico.

Contexto

A Lei nº 12.732/12 (em vigor desde 23/05/3013) estabeleceu que o primeiro tratamento oncológico no sus deve se iniciar no prazo máximo de 60 dias a partir da assinatura do laudo patológico ou em prazo menor conforme necessidade terapêutica do caso registrada no prontuário do paciente. Em 17 de maio de 2013 foi publicada a Portaria MS/GM nº 876/13, que regulamentou a lei. Contrariamente a lei, a portaria do Ministério da Saúde previu que o início do prazo deveria ser contato a partir da data do registro do diagnóstico no prontuário do paciente (ato que pode ocorrer dias, semanas ou até meses depois da assinatura do laudo). O Instituto Oncoguia identificou a ilegalidade existente na portaria e iniciou uma iniciativa de advocacy, na defesa dos interesses do paciente, objetivando corrigir o quadro. Nesse sentido, atuou em três diferentes frentes:

  • Articulação com membros do Ministério Público e da Defensoria Pública mostrando para que avaliasse a conveniência de propor Ação Civil Pública objetivando a anulação do trecho da portaria apontado como ilegal. Matéria publicada pela Folha de São Paulo em 30/05/2013 destacou essa iniciativa.

  • Articulação com membros do Congresso Nacional para que fosse apresentado Projeto de Decreto Legislativo objetivando sustar o trecho da portaria que contrariava a lei.

  • Articulação com o Ministério da Saúde para mostrar a ilegalidade existente na Portaria, de modo a convencê-lo a revogar aquele trecho da norma.

O Ministério Público Federal do Distrito Federal, representado pelo Defensor Ricardo Salviano, ajuizou Ação Civil Pública e obteve, em 02/09/2013, liminar determinando ao Ministério da Saúde considerar como data base para início da contagem do prazo a data da assinatura do laudo. O Ministério da Saúde, contudo, ignorou a medida, conforme noticiado pelo Jornal Folha de São Paulo em 07/09/2013.

Na Câmara dos Deputados, a Deputada Carmen Zanotto (PPS/SC), a pedido do Instituto Oncoguia (e com suporte técnico do nosso Núcleo de Advocacy) apresentou, em 24/09/2013, Projeto de Decreto Legislativo nº 1293/13, objetivando sustar o trecho da portaria apontado como ilegal.

No Ministério da Saúde a pressão feita pelo Instituto Oncoguia seguiu tanto o caminho da imprensa nacional, em especial na matéria publicada pelo Jornal Folha de São Paulo em 07/09/2013, como o da diplomacia, com destaque para os debates ocorridos no IV Fórum Nacional de Políticas Públicas de Saúde em Oncologia, realizado pelo Instituto em São Paulo/SP nos dias 05 e 06 de fevereiro de 2014, e na audiência pública realizada em 22/05/2014 na Comissão de Assuntos Sociais do Senado Federal a pedido da Senadora Ana Amélia Lemos.

Com a Portaria MS/GM 1.220, de 03/06/2014, o Ministério da Saúde alterou a Portaria MS/GM 876/13, para, enfim, determinar que o prazo máximo de 60 dias para início do primeiro tratamento de câncer começa a contar a partir da assinatura do laudo patológico ou em prazo menor conforme necessidade terapêutica do caso registrada no prontuário do paciente.

Tivemos, portanto, a consagração dos esforços do Instituto Oncoguia e de seus parceiros na defesa dos interesses do paciente com câncer, concluída, com sucesso, a respectiva iniciativa de advocacy. Esses esforços foram reconhecidos publicamente pela Senadora Ana Amélia e pelo Jornal Folha de São Paulo em 04/06/2014.

Destacamos, como principais parceiros dessa iniciativa, as seguintes entidades: FEMAMA, DPU, TCU, SBOC, Senadora Ana Amélia e a Dep. Carmen Zanotto.

E agora?

Desde 03/06/2014 os gestores públicos estão obrigados a considerar a data da assinatura do laudo patológico como termo inicial para contagem do prazo de 60 dias para início do primeiro tratamento oncológico no SUS.
Este conteúdo ajudou você?

Avaliação do Portal

1. O conteúdo que acaba de ler esclareceu suas dúvidas?
Péssimo O conteúdo ficou muito abaixo das minhas expectativas. Ruim Ainda fiquei com algumas dúvidas. Neutro Não fiquei satisfeito e nem insatisfeito. Bom O conteúdo esclareceu minhas dúvidas. Excelente O conteúdo superou todas as minhas expectativas.
2. De 1 a 5, qual a sua nota para o portal?
Péssimo O conteúdo ficou muito abaixo das minhas expectativas. Ruim Ainda fiquei com algumas dúvidas. Neutro Não fiquei satisfeito e nem insatisfeito. Bom O conteúdo esclareceu minhas dúvidas. Excelente O conteúdo superou todas as minhas expectativas.
3. Com a relação a nossa linguagem:
Péssimo O conteúdo ficou muito abaixo das minhas expectativas. Ruim Ainda fiquei com algumas dúvidas. Neutro Não fiquei satisfeito e nem insatisfeito. Bom O conteúdo esclareceu minhas dúvidas. Excelente O conteúdo superou todas as minhas expectativas.
4. Como você encontrou o nosso portal?
5. Ter o conteúdo da página com áudio ajudou você?
Esse site é protegido pelo reCAPTCHA e a política de privacidade e os termos de serviço do Google podem ser aplicados.
Multimídia

Acesse a galeria do TV Oncoguia e Biblioteca

Folhetos

Diferentes materiais educativos para download

Doações

Faça você também parte desta batalha

Cadastro

Mantenha-se conectado ao nosso trabalho