Foram publicadas no último dia 23, no Diário Oficial da União (DOU), portarias do Ministério da Saúde que tornam pública a incorporação do exame PET-CT – tomografia por emissão de pósitrons - no Sistema Único de Saúde (SUS).
O PET-CT passará a ser disponibilizado, em até 180 dias a partir da data da publicação no DOU, para a detecção do
câncer de pulmão de não pequenas células potencialmente ressecável;
metástase de câncer colorretal exclusivamente hepática e potencialmente ressecável e estadiamento e avaliação da resposta ao tratamento do
linfoma de Hodgkin e linfoma não Hodgkin.
Tomografia por emissão de pósitrons ou simplesmente PET-CT, é uma modalidade de diagnóstico por imagem que utiliza o 2-[F18]-fluoro-2-deoxi-glicose, chamado de FDG. Essa substância é injetada no paciente e, após um período de captação, são realizadas as imagens. O PET scan capta os sinais de radiação emitidos pelo FDG transformando-os em imagens e determinando assim os locais onde há presença da substância.
O PET-CT é o exame mais indicado para acompanhar o desenvolvimento do tumor, sua localização, a presença (ou não) de metástases e a sua resposta a medicamentos.
No SUS e nos Planos de SaúdeO Instituto Oncoguia comemora a incorporação do PET-CT no SUS, já que representa um importante avanço no diagnóstico e tratamento de tais tipos de câncer, podendo diminuir o número de outros exames realizados, de cirurgias desnecessárias e a morbidade e mortalidade pelas doenças.
A entidade questiona, porém, o fato do exame ter diversas outras indicações pela Agência Nacional de Saúde (ANS).
"A incorporação do PET-CT no SUS é, sem dúvida, de fundamental importância. Mas nos planos de saúde o número de indicações é muito maior. Passou nesse ano de 3 para 8. Precisamos caminhar com mais agilidade no SUS para garantir melhores condições de tratamento aos pacientes”, pondera a presidente da entidade, Luciana Holtz.
Caso tenha indicação para a realização do PET-CT antes de 180 dias, quando estará disponível no SUS, você pode pleiteá-lo por meio de órgãos administrativos de controle ou, ainda, em caso de negativa, pela via judicial.
Saiba mais e se tiver dúvida entre em contato com o Oncoguia no 0800-773-1666.
Confira a
lista de indicações do PET-CT nos planos de saúde