[NOTA] Pacientes encontram dificuldades para receber atendimento de urgência

Ver conteúdo relacionado
  • Equipe Oncoguia
  • - Data de cadastro: 15/09/2015 - Data de atualização: 15/09/2015

Pacientes com câncer não podem receber atendimento de urgência em hospitais não credenciados ao tratamento oncológico em Recife, disseram participantes do I Fórum Regional de Discussão de Políticas de Saúde em Oncologia.

Segundo integrantes da plateia, que se manifestaram durante o debate, se um paciente chega a qualquer hospital gerenciado pela saúde pública estadual e que não ofereça tratamento oncológico, para buscar atendimento de urgência, é orientado a buscar atendimento e um Cacon ou Unacon.

"Muitas vezes o paciente está com um ponto de cirurgia rompido, ou está sofrendo de uma reação adversa dos tratamentos, tem de se dirigir a um centro especializado e que ofereça pronto atendimento, muitas vezes longe de sua residência”, disse o auxiliar de enfermagem José.

Dr. Frederico Tavares reiterou: "Acontece que as próprias emergências dos hospitais oncológicos têm capacidade de atendimento reduzida, suficiente para atender apenas os seus próprios pacientes. Isso gera filas e grandes esperas”, disse.

A Secretaria Estadual da Saúde, embora convidada a participar da mesa de Regulação do Acesso à Saúde, não estava presente para esclarecer a afirmação da plateia. Em nota afirmou que, embora todos os hospitais credenciados pelo SUS no Estado para realizar atendimento oncológico ofereçam tratamento de urgência e emergência, "os pacientes podem procurar pelo serviço próximo de sua residência e, após receberem cuidados especiais, são encaminhados a um centro de referência, caso haja necessidade”.







Folhetos Diferentes materiais educativos para download

A informação contida neste portal está disponível com objetivo estritamente educacional. Em hipótese alguma pretende substituir a consulta médica, a realização de exames e ou, o tratamento médico. Em caso de dúvidas fale com seu médico, ele poderá esclarecer todas as suas perguntas. O acesso a Informação é um direito seu: Fique informado.

O conteúdo editorial do Portal Oncoguia não apresenta nenhuma relação comercial com os patrocinadores do Portal, assim como com a publicidade veiculada no site.

© 2003 - 2023 Instituto Oncoguia . Todos direitos reservados
Ver versão completa do site. Desenvolvido por Lookmysite Interactive