[NOTA] ONGs lançam Movimento Latino-Americano Contra o Câncer de Próstata preocupadas com números alarmantes

Ver conteúdo relacionado
  • Equipe Oncoguia
  • - Data de cadastro: 15/09/2015 - Data de atualização: 15/09/2015

Oncoguia






  • Preocupados com o grande número de casos de câncer de próstata na região, o Instituto Oncoguia e outras ONGs de América Latina se reuniram no Peru este mês de novembro, mês do câncer de próstata, para definir prioridades e lançar o Movimento Latino-Americano Contra o Câncer de Próstata.

  • O relatório da OPAS "Câncer nas Américas: Perfis de Países 2013", lançado em novembro deste ano, revela que a maioria das mortes por câncer em homens na América Latina e no Caribe ocorre como resultado do câncer de próstata.

  • O relatório da OPAS mostra que no Brasil o câncer de próstata mata 13.369 homens e o câncer de mama 15.087 mulheres por ano. O câncer de próstata atinge 41.602 homens brasileiros anualmente segundo GLOBOCAN.

  • Informação e apoio emocional aos pacientes, capacitação médica, acesso à detecção precoce e tratamento, educação da população em geral, são os principais temas de atenção na América Latina.
 
Lima, Peru em 20 de Novembro de 2013. Em novembro, mês de conscientização do câncer de próstata, foi realizada a primeira reunião entre ONGs latino-americanas dedicadas a enfrentar o câncer de próstata, que contou com a participação de associações de vários países latino-americanos: Argentina, Brasil, Colômbia, Costa Rica, México e Peru sede do evento. Como resultado do encontro, o grupo oficializou o Movimento Latino-americano Contra o Câncer de Próstata.

Os membros fundadores do Movimento Latino-americano contra o câncer de próstata são: AMLCC (México), Instituto Oncoguia (Brasil), ANASOVI (Costa Rica), Esperantra (Peru), LALCEC (Argentina) e Fundación Simmon (Colômbia). Durante o encontro, se apresentaram as ações de cada organização a nível nacional, para, a partir disso definir os próximos passos e prioridades regionais sobre o câncer de próstata. O Movimento Latino-Americano Contra o Câncer de Próstata trabalhará para conectar pacientes entre si, servindo de apoio para gerenciar melhor a doença e para informar e educar os pacientes e população em geral.

O câncer de próstata é o mais frequente na América Latina e no Caribe, afetando mais de 120 mil homens por ano e causando mais de 43.500 mortes. O papel das organizações de pacientes e da sociedade civil no levantamento de prioridades e necessidades dos homens a partir da perspectiva da detecção precoce, diagnóstico preciso e tratamento de qualidade e apoio psicológico, é muito importante e torna-se um pilar na gestão e criação de políticas públicas que atendam a essas necessidades.

Para Luciana Holtz, presidente do Instituto Oncoguia: "As necessidades da América Latina em termos de detecção precoce, diagnóstico preciso, tratamento de qualidade e apoio psicológico são semelhantes entre os países portanto a articulação em rede é uma prioridade e é assim que pretendemos trabalhar".










Folhetos Diferentes materiais educativos para download

A informação contida neste portal está disponível com objetivo estritamente educacional. Em hipótese alguma pretende substituir a consulta médica, a realização de exames e ou, o tratamento médico. Em caso de dúvidas fale com seu médico, ele poderá esclarecer todas as suas perguntas. O acesso a Informação é um direito seu: Fique informado.

O conteúdo editorial do Portal Oncoguia não apresenta nenhuma relação comercial com os patrocinadores do Portal, assim como com a publicidade veiculada no site.

© 2003 - 2022 Instituto Oncoguia . Todos direitos reservados
Ver versão completa do site. Desenvolvido por Lookmysite Interactive