O Instituto Oncoguia solicitou entrevista com porta-voz do Ministério da Saúde, com o objetivo de entender ‘a que passo’ está o processo de incorporação da vacina do HPV no SUS.
Infelizmente, a entrevista não aconteceu e a assessoria de imprensa do Ministério da Saúde enviou uma nota oficial, publicada abaixo, informando que a introdução da vacina no SUS está em fase final de estudos por equipe competente.
Para obter respostas mais consistentes, o Instituto Oncoguia entrou em ação, enviando um pedido de esclarecimento via Lei de Acesso à Informação, no dia 14 de janeiro.
Resposta Ministério da Saúde:
A introdução da vacina contra HPV no Sistema Único de Saúde está em fase final de estudos pelo Ministério da Saúde. Foi criado um grupo que irá definir a melhor estratégia para a implementação na rede pública de saúde, bem como definir o público alvo e a organização do SUS para a incorporação desta vacina, caso isso seja concretizado.
A inclusão de novas vacinas leva em consideração vários critérios que devem ser cumpridos para que a implantação aconteça de forma estruturada: epidemiológico, imunológico, socioeconômicos, custo efetividade, tecnológicos, operacionalidade e financeiros.
A informação contida neste portal está disponível com objetivo estritamente educacional. Em hipótese alguma pretende substituir a consulta médica, a realização de exames e ou, o tratamento médico. Em caso de dúvidas fale com seu médico, ele poderá esclarecer todas as suas perguntas. O acesso a Informação é um direito seu: Fique informado.
O conteúdo editorial do Portal Oncoguia não apresenta nenhuma relação comercial com os patrocinadores do Portal, assim como com a publicidade veiculada no site.