[NOTA] Homenagem à amiga Margareth

Os pacientes com câncer brasileiros perderam uma grande amiga e aliada. A nossa querida Margareth G. Martins, que desde 2008 lutou com coragem contra o câncer, deixou-nos no dia 3 de janeiro. 

Professora universitária, pesquisadora da Universidade Federal do Rio de Janeiro e empresária, Margareth foi voluntária da ABRAPAC – Associação Brasileira de Apoio a Pacientes com Câncer – e autora do Blog Virando a Página: Encarando o Câncer. 

Nos projetos dos quais fez parte na ABRAPAC, nos textos escritos para o Blog, nos eventos direcionados a pacientes e em tantas entrevistas que concedeu à imprensa, Margareth deu verdadeiras lições de humanidade:

 Transcendeu em sua luta pessoal contra o câncer, partindo para batalhas muito maiores: aquelas de todos os brasileiros atingidos pela doença. Nossa querida Margareth multiplicou palavras de ordem pelo direito a tratamentos dignos e de qualidade; acolheu outros pacientes com mensagens de determinação; foi proativa na busca pelo entendimento sobre a sua doença. Falou em alto e bom tom que o país precisa cuidar melhor, muito melhor, de seus cidadãos. 

Margareth, a saudade de você estará sempre presente.... Tão presente quanto o seu legado. Sua história é parte fundamental do caminho para transformação da realidade do câncer no Brasil. 
Onde estiver, sinta-se abraçada e imensamente agradecida por nós!

Luciana Holtz, Presidente do Instituto Oncoguia 


Abaixo, o último artigo escrito por Margareth:

Os desafios do voluntariado de apoio aos pacientes de câncer

Recentemente "estou” uma das diretoras da Associação Brasileira de Apoio aos Pacientes de Câncer, onde antes cuidava de projetos especiais. Nosso projeto em execução, chamado Mama Alerta e a nova função, me deram mais clareza sobre as dificuldades da ação do voluntariado nesta área.

A Presidenta Dilma acaba de sancionar uma lei que garante o atendimento dos pacientes de câncer em até 60 dias no SUS. Torcemos para que a lei não vire letra morta e seja para valer.

Nossa prática cotidiana mostra um caminho de provações para os pacientes oncológicos no SUS: aos menos aqui no Estado do Rio de Janeiro, temos falta de leitos clínicos – não é incomum encontrarmos pacientes de câncer internados em corredores em Hospitais que já foram referência e possuem um quadro de profissionais de saúde admirável. Além disso, o fluxo de medicamentos, nem sempre funciona, muitos pacientes ficam sem receber os mesmos no prazo necessário. 

Para quem é usuário de Planos de Saúde a questão dos medicamentos também não é fácil, por exemplo, com todo o processo concluído, a ANVISA, está segurando diversos medicamentos para câncer, entre eles o Pertuzumab, que já poderia estar dando uma sobrevida com qualidade para as pacientes de um dos mais agressivos tipos de câncer de mama.

Quanto ao atendimento, há muitas queixas contra o SISREG. Sistema que deveria regular as vagas, que ora funciona, ora não funciona. Há gente que consegue vagas rápidas e outros que levam até oito meses para conseguir uma vaga para um exame ou início do tratamento.
Ainda no SUS, a radioterapia no Rio de Janeiro está em colapso. Os pacientes levam meses para conseguir uma vaga.

Como senão bastassem os problemas ligados diretamente ao tratamento, os direitos dos pacientes do câncer nem sempre são respeitados: vale para as aposentadorias, para pensões, o passe livre, etc. Burocratas fazendo regras próprias.

Pensamos se não temos de refletir:  necessitamos de Leis ou de aperfeiçoamento da gestão do SUS e das Agências?

*Diretora Administrativa da Associação Brasileira de Apoio aos Pacientes de Câncer – ABRAPAC; Dr. Sc: História Econômica pela USP, Sobrevivente do Câncer de Mama desde 2008 e portadora do Câncer Metástico por HER2, desde 2010. 
Este conteúdo ajudou você?

Avaliação do Portal

1. O conteúdo que acaba de ler esclareceu suas dúvidas?
Péssimo O conteúdo ficou muito abaixo das minhas expectativas. Ruim Ainda fiquei com algumas dúvidas. Neutro Não fiquei satisfeito e nem insatisfeito. Bom O conteúdo esclareceu minhas dúvidas. Excelente O conteúdo superou todas as minhas expectativas.
2. De 1 a 5, qual a sua nota para o portal?
Péssimo O conteúdo ficou muito abaixo das minhas expectativas. Ruim Ainda fiquei com algumas dúvidas. Neutro Não fiquei satisfeito e nem insatisfeito. Bom O conteúdo esclareceu minhas dúvidas. Excelente O conteúdo superou todas as minhas expectativas.
3. Com a relação a nossa linguagem:
Péssimo O conteúdo ficou muito abaixo das minhas expectativas. Ruim Ainda fiquei com algumas dúvidas. Neutro Não fiquei satisfeito e nem insatisfeito. Bom O conteúdo esclareceu minhas dúvidas. Excelente O conteúdo superou todas as minhas expectativas.
4. Como você encontrou o nosso portal?
5. Ter o conteúdo da página com áudio ajudou você?
Esse site é protegido pelo reCAPTCHA e a política de privacidade e os termos de serviço do Google podem ser aplicados.
Multimídia

Acesse a galeria do TV Oncoguia e Biblioteca

Folhetos

Diferentes materiais educativos para download

Doações

Faça você também parte desta batalha

Cadastro

Mantenha-se conectado ao nosso trabalho