Especial

Qualidade de vida

Menopausa e Câncer

Ver conteúdo relacionado
  • Equipe Oncoguia
  • - Data de cadastro: 10/10/2015 - Data de atualização: 25/08/2016

A decisão de se submeter à remoção profilática dos ovários e trompas uterinas para diminuir o risco para câncer é difícil e pessoal. Mulheres que se submetem a uma ooforectomia antes da menopausa natural terão uma menopausa cirúrgica. Os sintomas da menopausa são uma experiência que varia de mulher para mulher, podendo provocar alterações na saúde e bem-estar da mulher. A menopausa pode ser associada com:

•    Doença cardiovascular.
•    Osteoporose (perda de densidade óssea).
•    Diminuição da libido e outros efeitos colaterais.
•    Ondas de calor (fogachos).

Algumas mulheres encontram na reposição hormonal alívio para os sintomas da menopausa. No entanto, as pesquisas sobre reposição hormonal são inconclusivas sobre seus possíveis benefícios e riscos para as mulheres. Como a maioria das pesquisas foram realizadas em mulheres que tiveram menopausa natural, sua aplicabilidade para mulheres que tiveram a menopausa cirúrgica é incerta.

É importante que cada mulher discuta com seu médico os sintomas da menopausa e considere os potenciais benefícios e alívio dos sintomas com a reposição hormonal e os riscos devidos à reposição ou outros tratamentos da menopausa.





Folhetos Diferentes materiais educativos para download

A informação contida neste portal está disponível com objetivo estritamente educacional. Em hipótese alguma pretende substituir a consulta médica, a realização de exames e ou, o tratamento médico. Em caso de dúvidas fale com seu médico, ele poderá esclarecer todas as suas perguntas. O acesso a Informação é um direito seu: Fique informado.

O conteúdo editorial do Portal Oncoguia não apresenta nenhuma relação comercial com os patrocinadores do Portal, assim como com a publicidade veiculada no site.

© 2003 - 2021 Instituto Oncoguia . Todos direitos reservados
Ver versão completa do site. Desenvolvido por Lookmysite Interactive