- Data de cadastro: 15/09/2015 - Data de atualização: 15/09/2015
No dia 6 de junho de 2011, mais de 50 mil pessoas, entre elas, mais de 4 mil sobreviventes foram esperadas para participar da Corrida Global para a cura do Câncer de Mama comandada pela ONG norte-americana Susan G. Komen for the Cure. A corrida foi realizada na capital americana, Washington, e contou com a participação de duas brasileiras sobreviventes de câncer de mama e participantes da Iniciativa Global para a Conscientização do Câncer de Mama, projeto internacional da Komen no Brasil.
Segundo a ONG, 25% da renda da corrida é destinada a programas de educação e extensão internacionais. Para a gerente nacional do programa, que também estará presente no evento, a psico-oncologista Luciana Holtz de Camargo Barros, a iniciativa comprova que para a conscientização do câncer de mama uma das melhores ferramentas é a mobilização popular, principalmente envolvendo mulheres que já passaram pelo câncer. "É preciso unir esforços para que cada vez mais mulheres conheçam a importância de cuidar de sua saúde” alerta a psico-oncologista.
O câncer de mama é o tipo de câncer mais comum entre as mulheres e o segundo tipo de câncer mais frequente no mundo. A cada ano, cerca de 22% dos casos novos de câncer em mulheres são de mama. De acordo com o Instituto Nacional do Câncer (INCA), 49.400 novos casos de câncer de mama foram diagnosticados no Brasil em 2008, sendo 15.640 no estado de São Paulo e 5.940 na capital.
ONG Susan G. Komen For The Cure
A ONG é a maior rede mundial de sobreviventes do câncer de mama e de ativistas que lutam para salvar vidas, envolver pessoas, garantir tratamento de qualidade para todos e estimular a ciência para a descoberta da cura contra o câncer de mama. Nos últimos 26 anos, a Susan G. Komen For The Cure teve um papel crítico na luta contra o câncer de mama, ajudando a transformar milhões de pacientes em sobreviventes da doença. Em 2007, a Komen investiu US$ 2 bilhões em pesquisa e programas com o objetivo de reduzir drasticamente a incidência do câncer de mama e as mortes resultantes da doença.
Iniciativa Global para a Conscientização do Câncer de Mama
Durante o 2° semestre de 2007, a ONG americana, apoiada pelo Departamento de Estado dos Estados Unidos e pelo Hospital M. D. Anderson, criou a "Iniciativa Global para a Conscientização do Câncer de Mama” com o objetivo de oferecer estratégias e ferramentas focadas na criação de programas auto-sustentáveis de educação, conscientização e Defesa Ativa para o câncer de mama. No país, o Hospital Israelita Albert Einstein foi escolhido como a instituição responsável para sediar, apoiar e organizar todo o treinamento e capacitação das Ongs e profissionais de saúde que trabalharam junto às comunidades carentes de São Paulo (Paraisópolis), São Caetano do Sul e Porto Alegre, cidades selecionadas para a implementação do Programa de Incentivo a Projetos Comunitários.
A informação contida neste portal está disponível com objetivo estritamente educacional. Em hipótese alguma pretende substituir a consulta médica, a realização de exames e ou, o tratamento médico. Em caso de dúvidas fale com seu médico, ele poderá esclarecer todas as suas perguntas. O acesso a Informação é um direito seu: Fique informado.
O conteúdo editorial do Portal Oncoguia não apresenta nenhuma relação comercial com os patrocinadores do Portal, assim como com a publicidade veiculada no site.