[MATÉRIA] Palestrantes falam sobre a experiência da participação no II Fórum Regional



Dra. Suzana de Queiroz Alves
Defensoria Pública Federal de Saúde do Rio de Janeiro

"Um evento como esse é muito importante. Digo por experiência própria: Eu trabalho na área da saúde há 5 anos e sempre achei que soubesse o suficiente. Mas quando comecei a participar de eventos como esse, com a interlocução de outras áreas, como médicos, academia, magistrados, ONGs, entre outros, fui percebendo que todos tinham dificuldades, mas que podíamos sentar, conversar e nos entender sem ter que entrar com um processo judicial. Revi muito os meus conceitos, entendi muito melhor os conceitos médicos e com isso passei a formular melhor uma ação. E tenho obtido muitos frutos por conta disso! Hoje eu judicializo muito menos ações e estou conseguindo um bom contato com órgãos em geral. Eventos como esses são muito importantes. É uma pena que nem todos aceitem convites para participar desses fóruns, pois é essencial que aconteçam e que nos direcionem para objetivos reais, concretos a serem seguidos. Por outro lado, percebo na prática, no dia a dia, que os pacientes estão mais informados, estão mais conscientes sobre os seus direitos e a importância fundamental da defensoria pública".






Dr. Carlos José Andrade
Chefe do Serviço de Oncologia Clínica do INCA

"A primeira coisa que acho importante em um evento como esse é a participação dos técnicos, para que as discussões possam estar baseadas em questões corretas. Já vimos iniciativas no passado que foram absolutamente legítimas, mas mal conduzidas do ponto de vista técnico. As discussões, hoje, estão muito bem fundamentadas! Eu acho que as questões da oncologia estão em avanço no Brasil; mas todos precisam se dedicar a entender mais dos fatores econômicos. Reconhecer em que ambiente estamos habitando. Assim poderemos pleitear coisas mais factíveis, mais realistas. Não adianta querermos disponibilizar recursos em saúde como faz a Holanda, por exemplo, que aporta cinco mil dólares por habitante! Um caminho é cobrar do governo sim, mas observando o que é possível de acontecer aqui. Caso contrário ficaremos patinando sem evoluir. Apesar disso o sistema tem muito valor. As pessoas precisam conhecê-lo para entender como percorrer um caminho construtivo".






Dr. Plínio Tostes Berardo
Diretor Médico Assistencial Hospital dos Servidores do Estado do Rio de Janeiro

"Eu acho que o terceiro setor tem uma força enorme para discutir as questões de saúde pública e às vezes até direcionar políticas. O terceiro setor pode ajudar muito através dessas iniciativas. Vocês devem realizar, sempre, fóruns como esse e continuar crescendo e se profissionalizando cada vez mais".





Lucia Brigagão
Assistente Social do INCA

"Eu penso que esses espaços de discussão multiprofissional devem ser construídos sempre, pois os vários saberes nos convidam a reflexões importantes para o cotidiano. O serviço social, o médico oncologista, as associações de pacientes (...) todos reunidos com um objetivo único, de promover uma melhor qualidade assistencial ao paciente. O paciente oncológico tem necessidade de acolhimento de uma equipe multiprofissional, e promovendo essas oportunidades, o terceiro setor convida cada uma das partes a pensar sobre essa demanda. E eu acredito que o médico oncologista está cada vez mais disposto a entender a necessidade de diálogo e trabalho conjunto com cada membro de uma equipe multidisciplinar de tratamento do câncer. Na Unidade 3 de Mama do INCA, onde atuo, venho percebendo isso na prática. Um olhar ampliado do paciente, não somente na parte clínica, mas em cada nível da sua vida, como o social".





Dr. Marcelo Perelló
Federação dos Hospitais Filantrópicos do Rio de Janeiro (FEMERJ)

"Eu considero um evento como esse fundamental, pois é através da discussão ampla, da discussão com vários personagens envolvidos nessa história, que poderemos construir o caminho da melhor assistência ao cidadão, que é objetivo de todos aqui. Foi muito importante ouvir as realidades de hospitais de diferentes portes. A realidade da capital, de cidades menores, como Niterói, dos membros da plateia que se manifestaram, etc. Isso é muito bom! É um passo fundamental para se construir um alicerce para o atendimento oncológico de qualidade e eficiência".





Dra. Thereza Cypreste Miranda
Fundadora e Diretora Técnica da Adama

"Apesar de não termos o Governo participando do evento, que seria muito importante, essa é uma oportunidade sem precedentes, pois mostra a organização do terceiro setor e o subsidia atuar em meio a confusão da regulação.É o terceiro setor quem informa com propriedade ao paciente a razão dos atrasos em sua consulta, seu tratamento, a razão pela qual esse paciente tem que sair de sua cidade para se tratar. Aqui no Rio de Janeiro nós não estamos vendo avanço algum na regulação, apenas algumas iniciativas isoladas e financiadas por alguém que duram poucos meses. Eu tenho 39 anos de formada e 34 anos de funcionária pública. As coisas nunca mudam. Mas temos que lutar! Tem que haver fóruns, tem que haver o Oncoguia!


Este conteúdo ajudou você?

Avaliação do Portal

1. O conteúdo que acaba de ler esclareceu suas dúvidas?
Péssimo O conteúdo ficou muito abaixo das minhas expectativas. Ruim Ainda fiquei com algumas dúvidas. Neutro Não fiquei satisfeito e nem insatisfeito. Bom O conteúdo esclareceu minhas dúvidas. Excelente O conteúdo superou todas as minhas expectativas.
2. De 1 a 5, qual a sua nota para o portal?
Péssimo O conteúdo ficou muito abaixo das minhas expectativas. Ruim Ainda fiquei com algumas dúvidas. Neutro Não fiquei satisfeito e nem insatisfeito. Bom O conteúdo esclareceu minhas dúvidas. Excelente O conteúdo superou todas as minhas expectativas.
3. Com a relação a nossa linguagem:
Péssimo O conteúdo ficou muito abaixo das minhas expectativas. Ruim Ainda fiquei com algumas dúvidas. Neutro Não fiquei satisfeito e nem insatisfeito. Bom O conteúdo esclareceu minhas dúvidas. Excelente O conteúdo superou todas as minhas expectativas.
4. Como você encontrou o nosso portal?
5. Ter o conteúdo da página com áudio ajudou você?
Esse site é protegido pelo reCAPTCHA e a política de privacidade e os termos de serviço do Google podem ser aplicados.
Multimídia

Acesse a galeria do TV Oncoguia e Biblioteca

Folhetos

Diferentes materiais educativos para download

Doações

Faça você também parte desta batalha

Cadastro

Mantenha-se conectado ao nosso trabalho