[MATÉRIA] Paciente agradece Instituto Oncoguia por dúvida esclarecida
"Se eu indicaria o Instituto Oncoguia? Indicaria, é claro! Sou sortuda por ter encontrado vocês e quero mesmo que outros pacientes os conheçam!”, Célia do Carmo Carbone Bueno.
Para nós, do Instituto Oncoguia, a mais importante recompensa e certeza de que estamos no caminho certo e realizando o nosso trabalho com destreza, decorre do retorno de pacientes, relatando que tiveram uma dúvida esclarecida, um problema resolvido, um sorriso no rosto a partir da nossa acolhida e intervenção!
Notícias como essas são, para nós, o combustível, o impulso para que melhoremos sempre e mais para cumprir a nossa missão, de acabar com o preconceito, o sofrimento e as mortes causadas pelo câncer, por meio de ações de educação, conscientização, apoio e defesa dos direitos dos pacientes.
Célia do Carmo Carbone Bueno, paciente com câncer de pulmão residente em São Paulo, nos presenteou com uma ligação, para agradecer o Instituto Oncoguia por um questionamento esclarecido.
No final do ano passado, Célia contatou o Programa de Apoio ao Paciente, que se destina a esclarecer dúvidas (em direito, saúde e qualidade de vida) de pacientes, cuidadores, familiares e profissionais em atuação na área da oncologia, por meio de ligações gratuitas (0800 773 1666), para buscar informações sobre o procedimento para requisição de medicamentos que não constam na lista do SUS (Sistema Único de Saúde).
Saiba mais sobre o PAP
Célia, que já havia requerido o medicamento e o recebido em tempo adequado, teve problemas ao renovar o pedido, já que à ocasião um novo procedimento havia sido estabelecido pela Secretaria da Saúde – Governo do Estado de São Paulo, deixando muitos pacientes com dúvidas.
"Da primeira vez, para ter direito ao medicamento, tive todas as orientações do médico e consegui em 3 semanas, em quantidade suficiente para 6 meses de uso. Quando fui renovar, o INSS informou que a forma de realizar o pedido fora alterada. Fiquei confusa” , lembra.
Proativa como se declara, a paciente informou-se sobre o novo requerimento e cumpriu com cada passo determinado. No entanto, o prazo máximo informado pela Secretaria da Saúde, de 40 dias, vencera sem que o medicamento chegasse.
"Foi quando encontrei o Instituto Oncoguia, buscando na Internet!”.
Célia, então, acionou o PAP e foi orientada pela atendente especialista em direitos sobre as medidas cabíveis. "Por sorte, recebi o medicamento algumas semanas depois, mas as informações do Instituto Oncoguia foram muito importantes. Deixaram-me segura por saber que há uma entidade olhando por mim”, declara.
A paciente diz que agora irá "mergulhar” na página de direitos do Portal Oncoguia:
"Não tenha dúvidas! Vou conhecer melhor cada um dos meus direitos e indicar o Instituto Oncoguia para quem estiver na mesma situação que eu.”, afirmou. "Muito obrigada, Instituto Oncoguia!”, concluiu.
(...)
Célia, somos nós que agradecemos!
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