[MATÉRIA] Livro mostra que comida é grande aliado para paciente com câncer

Quando falamos em prevenção do câncer, a maioria das pessoas pensa que a informação serve apenas para aqueles que nunca tiveram a doença. Eles sim poderiam ter razões para se prevenir contra ela. Porém, as coisas não são bem assim, e o lançamento da segunda edição do livro Comida que cuida, é um momento muito oportuno para falar do quanto o cuidado com a alimentação pode ajudar pessoas que já tiveram câncer a evitar a recidiva da doença. O livro é uma iniciativa da Sanofi-Aventis e seu download gratuito está disponível aqui

A mastologista Maira Caleffi, especialista em diagnóstico de câncer de mama, observa que o paciente de câncer, durante ou após o tratamento, frequentemente busca dar um novo significado à sua vida, passando a querer se cuidar melhor. E o "cuidar-se melhor” deve necessariamente incluir uma atenção redobrada à alimentação. "Precisamos lembrar que a obesidade implica aumento do risco de recidivas, o que é um desastre para o paciente que já passou por um diagnóstico de câncer”, diz Maira.

"Precisamos ensinar as pacientes a fazerem exercícios, comerem melhor, se maquiarem, coisas que a gente acha que elas nasceram sabendo, mas não nasceram!”, completa. Nesse sentido, o livro Comida que cuida é um grande passo à frente, já que, além de receitas, tem também dicas e textos que ajudam o paciente a ganhar autoconfiança e autoestima. 

Para o oncologista Ricardo Caponero, que foi consultor do livro, a conscientização sobre a importância da boa nutrição é uma tendência moderna que tem sido muito bem-vinda. "Um exemplo do quanto nutrientes presentes nos alimentos podem ajudar o paciente com câncer é o caso dos benefícios do ômega 3 ao sistema imunológico daqueles que passaram por sessões de quimioterapia", afirma ele. 

Porém, a nutricionista Tatiana de Oliveira, também consultora da publicação, esclarece que os benefícios deste nutriente para o sistema imunológico só vêm por meio do consumo diário de pelo menos 2g da substância, possível de ser encontrado numa porção de 300 gramas de salmão por exemplo. 

"Mas sabemos que, muitas vezes o paciente em tratamento está indisposto para comer, por isso não tem cabimento exigirmos que eles comam grandes quantidades do alimento. O ideal é que todo paciente converse com seu médico. Ele poderá, em alguns casos, receitar suplementos para complementar a alimentação”, afirma ela. 

***

As receitas publicadas no livro Comida que cuida foram selecionadas pelas nutricionistas Luciene Assaf de Matos e Monica Macedo dos Santos, do Hospital A.C. Camargo, e por Tatiana de Oliveira, do site Nutrionco. "Os próprios pacientes do A.C. Camargo elegeram as melhores receitas e elas foram incluídas no livro”, diz Tatiana.  

O portal Oncoguia selecionou para você duas das receitas mais pedidas pelos pacientes. Que tal tentar fazer?

Suflê de Ricota

250 g de farinha de trigo
250g de ricota fresca
100g de margarina sem sal
250ml de leite com baixa lactose
1 ovo inteiro
1 dente de alho
1 cebola pequena
sal a gosto
1 colher (sopa) de manjericão

Numa panela, doure a margarina, o alho e a cebola batidos e acrescente a farinha de trigo. Ferva o leite à parte e, aos poucos, acrescente o leite na farinha de trigo até formar uma massa consistente. Cozinhe por 5 minutos. Bata a clara em neve e coloque na massa, misturando bem. Por último, acrescente a gema e a ricota temperada com manjericão. Arrume a massa numa assadeira untada (pouco). Asse em forno quente. Rende 8 porções.

Salame de chocolate

500g de biscoito tipo maisena
1 lata de leite condensado
2 xícaras (chá) de chocolate em pó
1 ½ xícara (chá) de manteiga derretida

Numa vasilha, quebre com as mãos (em pedaços não muito pequenos) o biscoito tipo maisena. Coloque o leite condensado, o chocolate em pó e a manteiga derretida. Coloque esta massa sobre um saco plástico aberto. Enrole, dando o formato de salame e amarre nas laterais. Leve ao freezer para endurecer, por cerca de 2 horas. Rende 3 salames de 500g cada.

Dica: para cortar o salame, molhe uma faca em água quente e seque.
Este conteúdo ajudou você?

Avaliação do Portal

1. O conteúdo que acaba de ler esclareceu suas dúvidas?
Péssimo O conteúdo ficou muito abaixo das minhas expectativas. Ruim Ainda fiquei com algumas dúvidas. Neutro Não fiquei satisfeito e nem insatisfeito. Bom O conteúdo esclareceu minhas dúvidas. Excelente O conteúdo superou todas as minhas expectativas.
2. De 1 a 5, qual a sua nota para o portal?
Péssimo O conteúdo ficou muito abaixo das minhas expectativas. Ruim Ainda fiquei com algumas dúvidas. Neutro Não fiquei satisfeito e nem insatisfeito. Bom O conteúdo esclareceu minhas dúvidas. Excelente O conteúdo superou todas as minhas expectativas.
3. Com a relação a nossa linguagem:
Péssimo O conteúdo ficou muito abaixo das minhas expectativas. Ruim Ainda fiquei com algumas dúvidas. Neutro Não fiquei satisfeito e nem insatisfeito. Bom O conteúdo esclareceu minhas dúvidas. Excelente O conteúdo superou todas as minhas expectativas.
4. Como você encontrou o nosso portal?
5. Ter o conteúdo da página com áudio ajudou você?
Esse site é protegido pelo reCAPTCHA e a política de privacidade e os termos de serviço do Google podem ser aplicados.
Multimídia

Acesse a galeria do TV Oncoguia e Biblioteca

Folhetos

Diferentes materiais educativos para download

Doações

Faça você também parte desta batalha

Cadastro

Mantenha-se conectado ao nosso trabalho