Live - Julho Verde: tudo sobre Câncer de Cabeça e Pescoço

No dia 27 de julho, Dia Mundial de Conscientização e Combate ao Câncer de Cabeça e Pescoço, a nossa presidente Luciana Holtz convidou a oncologista Aline Lauda, presidente do GBCP (Grupo Brasileiro de Cabeça e Pescoço) para a live “Julho Verde: Tudo sobre Câncer de Cabeça e Pescoço”.

Logo no início da live, a oncologista explicou que o câncer de cabeça e pescoço não é uma doença única. É um conjunto de alguns tipos de câncer que podem se desenvolver nas seguintes regiões: cavidade oral (boca, lábios, língua, gengiva, assoalho da boca e palato), seios da face (maxilares, frontais, etmoidais e esfenoidais), faringe (nasofaringe (atrás da cavidade nasal), orofaringe (onde se encontra a amígdala e a base da língua) e hipofaringe (porção final da faringe, junto ao início do esôfago), laringe (supraglote, glote e subglote), glândulas salivares e glândula tireoide.

Aline Lauda fez um alerta importante: cerca de 80% dos casos de câncer de cabeça e pescoço são diagnosticados em estágio avançado, o que dificulta o prognóstico, ou seja, como a doença evolui em cada paciente, e por consequência, o tratamento, poderá ser mais agressivo. 

A presidente do GBCP também ressaltou que o câncer de cabeça e pescoço é o terceiro mais comum nos homens (cavidade oral e garganta), e o quinto nas mulheres (tireóide).

Entre os fatores de risco, Aline destacou o tabagismo, o álcool, o vírus HPV, exposição solar e alguns alimentos, como os condimentados, defumados e em especial bebidas quentes, como o chimarrão, por exemplo. Ela reforçou que como prevenção ao câncer de cabeça e pescoço deve-se procurar ter uma alimentação balanceada, parar de fumar, não beber excessivamente, usar filtro solar especificamente nos lábios, tomar a vacina contra o HPV e usar preservativo durante a relação sexual. 

Por surgir em várias partes do corpo, Aline informa que o diagnóstico do câncer de cabeça e pescoço pode envolver profissionais de saúde de áreas distintas, como médico clínico, dentista, otorrino e cirurgião de cabeça e pescoço.

Sobre o diagnóstico do câncer de cabeça e pescoço, a médica comentou que o principal exame é a biópsia (procedimento no qual uma amostra de tecido é removida e encaminhada para análise de um patologista.), e dependendo do local e do tamanho do tumor, o médico pode solicitar uma tomografia computadorizada, ultrassom, ressonância magnética ou uma videolaringoscopia (um exame por vídeo para visualizar as cordas vocais).

É câncer de cabeça e pescoço? A médica ressaltou que o trabalho em equipe é fundamental, seja no atendimento com o cirurgião de cabeça e pescoço, com o radiologista ou com o oncologista. Ela destaca a importância de uma equipe multidisciplinar integrada, com dentista, nutricionista, fonoaudiólogo, psicólogo, fisioterapeuta, enfermeiro, entre outros. 

“Toda essa equipe trabalha dando um suporte, mas também com a reabilitação. O tumor de cabeça e pescoço está no rosto, o que requer muita atenção, não somente pela questão estética, mas principalmente pela função funcional, como por exemplo, no atendimento de um paciente que está com alguma dificuldade de deglutição (ato engolir)”, ressalta.

Aline observa que quanto mais precoce for o diagnóstico, maior será a chance de cura e menos agressivo será o tratamento. Os tipos de tratamento são cirurgia, radioterapia, quimioterapia, terapia-alvo e imunoterapia, que serão utilizados dependendo de cada caso.

Para concluir, a médica deixou um recado para todos que acompanham o trabalho do Oncoguia. “Conheça o seu corpo, apalpe o seu pescoço e veja se tem algo de diferente. Ao escovar os dentes, olhe sua boca, sua língua, veja se tem alguma alteração, alguma ferida que não cicatriza, na língua, gengiva, lábio ou bochecha. Começou a ficar rouco e não passa? Está com engasgos? No aparecimento de qualquer um desses sinais ou sintomas que persistem após três semanas, você deve procurar o profissional de saúde”, finalizou. 

Confira aqui essa conversa super esclarecedora sobre o câncer de cabeça e pescoço.

Conteúdo produzido pela equipe do Instituto Oncoguia.

Este conteúdo ajudou você?

Avaliação do Portal

1. O conteúdo que acaba de ler esclareceu suas dúvidas?
Péssimo O conteúdo ficou muito abaixo das minhas expectativas. Ruim Ainda fiquei com algumas dúvidas. Neutro Não fiquei satisfeito e nem insatisfeito. Bom O conteúdo esclareceu minhas dúvidas. Excelente O conteúdo superou todas as minhas expectativas.
2. De 1 a 5, qual a sua nota para o portal?
Péssimo O conteúdo ficou muito abaixo das minhas expectativas. Ruim Ainda fiquei com algumas dúvidas. Neutro Não fiquei satisfeito e nem insatisfeito. Bom O conteúdo esclareceu minhas dúvidas. Excelente O conteúdo superou todas as minhas expectativas.
3. Com a relação a nossa linguagem:
Péssimo O conteúdo ficou muito abaixo das minhas expectativas. Ruim Ainda fiquei com algumas dúvidas. Neutro Não fiquei satisfeito e nem insatisfeito. Bom O conteúdo esclareceu minhas dúvidas. Excelente O conteúdo superou todas as minhas expectativas.
4. Como você encontrou o nosso portal?
5. Ter o conteúdo da página com áudio ajudou você?
Esse site é protegido pelo reCAPTCHA e a política de privacidade e os termos de serviço do Google podem ser aplicados.
Multimídia

Acesse a galeria do TV Oncoguia e Biblioteca

Folhetos

Diferentes materiais educativos para download

Doações

Faça você também parte desta batalha

Cadastro

Mantenha-se conectado ao nosso trabalho