[LINFOMA DE HODGKIN] Lenir Damasceno

Lenir Damasceno, diagnosticada com Linfoma de Hodgkin, nos enviou este depoimento a fim de dividir sua experiência e, quem sabe, ajudar outras pessoas que estejam passando pela mesma experiência. 

Leia abaixo a história de Lenir Damasceno.

Meu nome é Leanir Ferrarez Damasceno, nasci em 29/08/51 (62 anos), moro na Barra da Tijuca, no Rio de Janeiro. Gosto muito de fazer caminhada, hidroginástica, holística e ginástica da 3ª idade. Por um tempo fiquei afastada dessas atividades, por conta do linfoma de Hodgkin, diagnóstico esse (biópsia) e cirurgia feita em 07/08/2013. Retirei um tumor no mediastino (região central do tórax) entre os pulmões e coração, foram retirados vários nódulos nos pulmões e retirada também de parte do meu pulmão direito, sentia muita fraqueza, desânimo, tinha febre alta todos os dias, suor noturno, estava me tratando há dois anos, fazendo vários exames e o resultado eu recebi com muita tristeza no dia 29/08/2013, dia do meu aniversário de 62 anos, mas, ao mesmo tempo, tive total apoio do meu amado filho Leandro, meu neto Lucas, meus irmãos Leonam, Lecir e toda a Igreja Mananciais no Recreio dos Bandeirantes (RJ), na qual sou membro há 10 anos.

Sou evangélica, creio e tenho muita fé no Senhor Jesus, que levou na cruz todas as nossas enfermidades e dores. Através das orações carinhosas dos meus irmãos em Cristo, da minha igreja, e todos os amigos verdadeiros, pois foi uma fase da minha vida que mais me senti amada por todos. Louvo à Deus por ter me dado tantos amigos!

Iniciei a quimioterapia em outubro de 2013, findando em abril de 2014 (6 meses). Não foi nada fácil, de 15 em 15 dias passar por 6 sessões de quimio, exames de sangue, 2 PetScan (uma antes da quimio e outro no final) e tive alta em abril 2014. Nesse período de tratamento, na Clínica COI (Barra da Tijuca), emagreci 25 quilos + ou -, nada parava no meu estômago, fiquei muito enjoada, fraqueza, mal conseguia ficar de pé, não sentia sabor dos alimentos (tudo que comia vomitava, nenhum medicamento para estômago respondia, tive aftas, minha língua parecia uma lixa). Meus cabelos cairam todos no banho, no travesseiro, chorei muito achando que não ia suportar tudo o que estava me acontecendo, minhas unhas das mãos e dos pés ficaram roxas, não podia pegar sol, praia (moro em frente a praia da Barra da Tijuca), piscina, pois foi feita a implantação de cateter venoso para as aplicações quinzenais de quimio. Tomava e tomo 3 litros de água mineral por dia, água de côco, suco e frutas frescas, sorvete de creme, evitei frituras, carnes gordurosas, só comia grelhados (frango ou peixe), evito carne vermelha, ao fazer higiene bucal uso água oxigenada 10, bicarbonato, escova de dentes macia com gel dental e enxaguante bucal de calêndula (sem fluor), tive acompanhamento com psicóloga, tive tudo que precisei, toda ajuda necessária nessa fase, nada me faltou, graças à Deus, todos orando por mim eu acreditei e Deus respondeu, estou de alta, mas ainda com cateter, fazendo heparinização mensal (lavagem de cateter), meus cabelos estão crescendo, já ganhei peso!

Hoje posso orientar outras pessoas com meu testemunho que nunca percam a fé, se cuidem, busquem informações no Oncoguia, se relacionem com família e amigos, perseverem, tenham forças e muita fé em Deus, fazendo a nossa parte e Ele faz a dele!

Tirem suas dúvidas no Oncoguia que me ajudou com todas as informações que precisei no facebook e por telefone.

Gostaria deixar aqui registrado meu recado para nossos governantes, que olhassem com carinho para a saúde em nosso país, pois tem muita gente sofrendo por não ter um plano de saúde, depender do SUS (muito precário) não é nada fácil ... Graças a Deus tenho um ótimo e abençoado plano de saúde, me trato numa excelente clínica oncológica, perto da minha casa (laboratórios), etc.
Este conteúdo ajudou você?

Avaliação do Portal

1. O conteúdo que acaba de ler esclareceu suas dúvidas?
Péssimo O conteúdo ficou muito abaixo das minhas expectativas. Ruim Ainda fiquei com algumas dúvidas. Neutro Não fiquei satisfeito e nem insatisfeito. Bom O conteúdo esclareceu minhas dúvidas. Excelente O conteúdo superou todas as minhas expectativas.
2. De 1 a 5, qual a sua nota para o portal?
Péssimo O conteúdo ficou muito abaixo das minhas expectativas. Ruim Ainda fiquei com algumas dúvidas. Neutro Não fiquei satisfeito e nem insatisfeito. Bom O conteúdo esclareceu minhas dúvidas. Excelente O conteúdo superou todas as minhas expectativas.
3. Com a relação a nossa linguagem:
Péssimo O conteúdo ficou muito abaixo das minhas expectativas. Ruim Ainda fiquei com algumas dúvidas. Neutro Não fiquei satisfeito e nem insatisfeito. Bom O conteúdo esclareceu minhas dúvidas. Excelente O conteúdo superou todas as minhas expectativas.
4. Como você encontrou o nosso portal?
5. Ter o conteúdo da página com áudio ajudou você?
Esse site é protegido pelo reCAPTCHA e a política de privacidade e os termos de serviço do Google podem ser aplicados.
Multimídia

Acesse a galeria do TV Oncoguia e Biblioteca

Folhetos

Diferentes materiais educativos para download

Doações

Faça você também parte desta batalha

Cadastro

Mantenha-se conectado ao nosso trabalho