[LEGISLATIVO] Congresso participa da campanha "Novembro Azul"

Ver conteúdo relacionado
  • Equipe Oncoguia
  • - Data de cadastro: 06/11/2015 - Data de atualização: 06/11/2015

O que houve?

O prédio do Congresso Nacional está iluminado de azul durante este mês em prol da prevenção do câncer de próstata. O chamado "Novembro Azul" acontece há 12 anos. Ao longo do mês, vários monumentos e locais públicos de grande visibilidade, em todo o País, ganham a iluminação especial da campanha. Além do prédio do Congresso, em Brasília, também estão azuis o Estádio do Pacaembu e o Viaduto do Chá, em São Paulo; o Teatro Amazonas, em Manaus; a Ópera de Arame, em Curitiba; e o Cristo Redentor, no Rio de Janeiro.

Entre os casos de câncer, o de próstata é o segundo mais comum entre os homens, ficando atrás apenas do de pele. O Instituto Nacional do Câncer estima que, neste ano, cerca de 70 mil novos casos da doença serão registrados. O dado positivo é que a detecção desse tipo de câncer em estágios iniciais aumenta em 90% as chances de cura.

Metas

O coordenador da Frente Parlamentar de Atenção Integral à Saúde do Homem, deputado Dr. Jorge Silva (PROS-ES), reforça que o foco da campanha é a prevenção. "Nós aproveitamos esse mês de novembro para ajudar a criar, na população masculina, a cultura de procurar fazer a prevenção. Temos discutido, com o Departamento de Saúde Masculina do Ministério da Saúde, a criação de condições para que a população masculina possa ter um maior acesso (aos exames). Uma das ideias é criar ambulatórios fora do horário normal, à noite; criar centros regionais de especialização; e formar uma rede de atenção à saúde masculina", informa o parlamentar.

O deputado lembra que a recomendação do Ministério da Saúde é de que os exames preventivos - de toque retal e PSA, no sangue - sejam feitos anualmente, a partir dos 50 anos de idade. O homem obeso, negro ou com histórico de doença na família deve iniciar a prevenção um pouco mais cedo: a partir dos 45 anos.

Programação


Além da iluminação azul no prédio, o Congresso também programou outros eventos para este "Novembro Azul". No dia 9, o Senado vai realizar uma sessão solene em homenagem ao Instituto Lado a Lado pela Vida, idealizador da campanha nacional de combate ao câncer de próstata. E no dia 17, a Comissão de Seguridade Social da Câmara promove a oitava edição do Fórum de Políticas Públicas e Saúde do Homem.

Fonte: Agência Câmara Notícias






Folhetos Diferentes materiais educativos para download

A informação contida neste portal está disponível com objetivo estritamente educacional. Em hipótese alguma pretende substituir a consulta médica, a realização de exames e ou, o tratamento médico. Em caso de dúvidas fale com seu médico, ele poderá esclarecer todas as suas perguntas. O acesso a Informação é um direito seu: Fique informado.

O conteúdo editorial do Portal Oncoguia não apresenta nenhuma relação comercial com os patrocinadores do Portal, assim como com a publicidade veiculada no site.

© 2003 - 2022 Instituto Oncoguia . Todos direitos reservados
Ver versão completa do site. Desenvolvido por Lookmysite Interactive