Instituto Cordial lança plataforma para mapear obesidade no Brasil

Ver conteúdo relacionado
  • Equipe Oncoguia
  • - Data de cadastro: 29/09/2022 - Data de atualização: 29/09/2022

Com o objetivo de mapear e compreender os diversos fatores, perspectivas e dados relacionados à obesidade no Brasil, o Instituto Cordial lançou o portal do Painel Brasileiro da Obesidade. A plataforma identifica e aproxima nichos e agendas atualmente segregadas, que possam vir a atuar em sinergia para futuras estratégias e protocolos integrados.

Na plataforma é possível acessar os principais documentos de referência sobre a obesidade; dados e indicadores; agenda de eventos, congressos e cursos; artigos e notícias sobre o tema, incluindo informações traduzidas para o português e contato com especialistas. Já estão disponíveis mais de mil referências catalogadas, mais de 300 eventos mapeados e 44 revistas acadêmicas nacionais e internacionais monitoradas.

“Não temos um banco de dados sobre obesidade no país. Temos vários bancos de dados que falam sobre diversos temas, e a obesidade está no meio. São pesquisas com metodologias diferentes, o que torna desafiador enxergar a realidade da obesidade em cada território, em cada município, e isso é fundamental para desenvolver políticas públicas. Então no Painel Brasileiro da Obesidade temos o Analítica, onde vamos trazer essas bases de dados para um mesmo ambiente”, informa Luis Fernando Meyer, diretor de operações do Instituto Cordial.

Para Guilherme Nafalski, coordenador do Painel Brasileiro da Obesidade, é importante que a obesidade seja trabalhada de forma intersecretarial nos municípios, para que seja manejada de forma efetiva. “Os cuidados e o manejo da obesidade nos serviços e equipamentos de saúde precisam ser realizados sem gordofobia e sem carregar estigmas do peso das pessoas”.

O Painel Brasileiro da Obesidade é uma iniciativa realizada pelo Instituto Cordial em parceria com a World Obesity Federation, Abeso, Instituto Oncoguia, IESS, ACT Promoção da Saúde, Nebin/UERJ e LaVa/UERJ, e patrocinado pela Novo Nordisk.

Fonte: Medicina S.A.






Folhetos Diferentes materiais educativos para download

A informação contida neste portal está disponível com objetivo estritamente educacional. Em hipótese alguma pretende substituir a consulta médica, a realização de exames e ou, o tratamento médico. Em caso de dúvidas fale com seu médico, ele poderá esclarecer todas as suas perguntas. O acesso a Informação é um direito seu: Fique informado.

O conteúdo editorial do Portal Oncoguia não apresenta nenhuma relação comercial com os patrocinadores do Portal, assim como com a publicidade veiculada no site.

© 2003 - 2022 Instituto Oncoguia . Todos direitos reservados
Ver versão completa do site. Desenvolvido por Lookmysite Interactive