[INFORME DE ADVOCACY] Requerimento da senadora Ana Amélia por informações ao ministro da saúde sobre pesquisa clínica é deferido no Senado

Ver conteúdo relacionado
  • Equipe Oncoguia
  • - Data de cadastro: 14/11/2014 - Data de atualização: 14/11/2014

O que houve?

O Senado Federal aprovou no último dia 30 o requerimento nº 763/2014 de autoria da senadora Ana Amélia (PP/RS) que requer que sejam prestadas, pelo Ministro de Estado da Saúde, informações sobre a Comissão Nacional de Ética em Pesquisa (CONEP) e a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA).

Entre as solicitações estão:

  • Lista dos protocolos de pesquisa clínica submetidos à análise e parecer da CONEP no último ano.
  • Lista dos pedidos de emendas a protocolos de pesquisas aprovados pela CONEP no último ano.
  • Lista dos protocolos de pesquisa clínica submetidos à análise e parecer da ANVISA no último ano.
  • Prazo médio de emissão do parecer final para protocolos que envolvam cooperação estrangeira e para protocolos de pesquisas exclusivamente nacionais.
  • Protocolos de pesquisa não aprovados pela CONEP no último ano e as respectivas justificativas.
  • Número de capacitações voltadas para integrantes dos comitês de ética em pesquisa (CEP) promovidas pela CONEP, no último ano, e número de pessoas capacitadas, por CEP.
  • Número de inspeções de estudos clínicos realizadas pela ANVISA desde a edição da Instrução Normativa nº 4, de 11 de maio de 2009, com os respectivos relatórios.
 
E agora?

O requerimento foi enviado ao Ministério da Saúde por meio do Ofício SF nº 1372 de 03/11/14. O ministério tem o prazo de 30 dias para responder as informações requeridas.

Tenha acesso ao inteiro teor do requerimento



Folhetos Diferentes materiais educativos para download

A informação contida neste portal está disponível com objetivo estritamente educacional. Em hipótese alguma pretende substituir a consulta médica, a realização de exames e ou, o tratamento médico. Em caso de dúvidas fale com seu médico, ele poderá esclarecer todas as suas perguntas. O acesso a Informação é um direito seu: Fique informado.

O conteúdo editorial do Portal Oncoguia não apresenta nenhuma relação comercial com os patrocinadores do Portal, assim como com a publicidade veiculada no site.

© 2003 - 2023 Instituto Oncoguia . Todos direitos reservados
Ver versão completa do site. Desenvolvido por Lookmysite Interactive