[ImunoBCG] Ministério da Saúde esclarece questões

O que houve?

Nesta quarta-feira 08/06 o Oncoguia recebeu a resposta do Ministério da Saúde sobre o pedido de esclarecimentos e providências sobre problema constatado na distribuição do medicamento Imuno BCG a partir do segundo semestre do ano de 2015.

O medicamento Imuno BCG® (Bacilo Calmette-Guériné intravesical) é um tratamento adjuvante utilizado no combate ao câncer de bexiga. No final de 2015, o Programa de Apoio ao Paciente (PAP) do Oncoguia começou a receber um elevado número de pacientes que não estavam tendo acesso ao medicamento. A generalização do problema disparou o alarme vermelho do Oncoguia, que passou a investigar o problema para compreender as razões do desabastecimento do medicamento em todo o país, além de executar ações para promover a resolução do problema.

Uma dessas ações foi contatar o Ministério da Saúde em janeiro de 2016 alertando sobre o problema e solicitando maiores esclarecimentos. Agora em junho recebemos a resposta do ministério, confira:

a) Quais as providências que o Ministério da Saúde já adotou junto à Fundação Ataulpho de Paiva para que a distribuição da vacina seja regularizada e o problema não se repita no presente ano?



b) Quais as providências estão sendo tomadas pelo Ministério da Saúde para que os pacientes que dependem do insumo para a realização de seus tratamentos, não fiquem desassistidos, caso haja nova falta do Imuno BCG, no ano de 2016?




Ao que parece, a situação aos poucos vem se normalizando, mas ainda temos notícias de muitos pacientes sem acesso ao produto. Segundo orientação do Ministério da Saúde, os pacientes que se depararem com a falta do produto devem cobrar dos hospitais do SUS ou do plano de saúde a importação do produto, que também é produzido no exterior.

E agora?

O Oncoguia continuará acompanhando a normalização da distribuição da ImunoBCG bem como o acesso do paciente ao tratamento.

Confira na integra a resposta completa do Ministério da Saúde.
Este conteúdo ajudou você?

Avaliação do Portal

1. O conteúdo que acaba de ler esclareceu suas dúvidas?
Péssimo O conteúdo ficou muito abaixo das minhas expectativas. Ruim Ainda fiquei com algumas dúvidas. Neutro Não fiquei satisfeito e nem insatisfeito. Bom O conteúdo esclareceu minhas dúvidas. Excelente O conteúdo superou todas as minhas expectativas.
2. De 1 a 5, qual a sua nota para o portal?
Péssimo O conteúdo ficou muito abaixo das minhas expectativas. Ruim Ainda fiquei com algumas dúvidas. Neutro Não fiquei satisfeito e nem insatisfeito. Bom O conteúdo esclareceu minhas dúvidas. Excelente O conteúdo superou todas as minhas expectativas.
3. Com a relação a nossa linguagem:
Péssimo O conteúdo ficou muito abaixo das minhas expectativas. Ruim Ainda fiquei com algumas dúvidas. Neutro Não fiquei satisfeito e nem insatisfeito. Bom O conteúdo esclareceu minhas dúvidas. Excelente O conteúdo superou todas as minhas expectativas.
4. Como você encontrou o nosso portal?
5. Ter o conteúdo da página com áudio ajudou você?
Esse site é protegido pelo reCAPTCHA e a política de privacidade e os termos de serviço do Google podem ser aplicados.
Multimídia

Acesse a galeria do TV Oncoguia e Biblioteca

Folhetos

Diferentes materiais educativos para download

Doações

Faça você também parte desta batalha

Cadastro

Mantenha-se conectado ao nosso trabalho