Conforme vimos acompanhando nos últimos meses, a produção da Onco BCG está suspensa devido à irregularidades na sua produção, feita pela Fundação Ataulpho de Paiva (FAP). Essa situação já se estende desde dezembro de 2021, como relatamos aqui.
Para entender melhor os motivos da suspensão e buscar por perspectivas de quando a produção será regularizada, enviamos questionamento à Anvisa no dia 23 de março de 2022 através da Lei de Acesso à Informação. Em resposta, a Agência disse que foi evidenciado em inspeção sanitária que a FAP descumpria vários requisitos de boas práticas de fabricação de insumos farmacêuticos biológicos e de medicamentos.
Segundo a Anvisa, várias irregularidades se relacionam diretamente com a garantia de esterilidade do medicamento, como o controle ambiental, o que demonstra um alto risco da utilização deste medicamento pelos pacientes. Sendo que a onco BCG é um produto injetável, deve ser estéril, apirogênico, isento de partículas, estável e isotônico, o que não pode ser garantido nas atuais condições da FAP.
Também questionamos se já existe um prazo ou perspectiva para nova inspeção na fábrica, para que a FAP adeque o que necessita e possa retomar a produção. Porém, a Agência afirmou que cabe à FAP informar à Anvisa sobre a conclusão do plano de ações preventivas e corretivas para o agendamento de uma nova inspeção.
Problemas na produção da imuno BCG pela FAP acontecem de forma rotineira desde 2011. Por ser a única fabricante do medicamento no país, os pacientes oncológicos ficam à mercê das irregularidades da Fundação, que constantemente tem suas atividades suspensas pela Anvisa para adequação da produção às boas práticas.
Continuamos em contato com a Fundação para averiguar qual a data em que as irregularidades serão corrigidas para que a produção possa ser normalizada, pressionando para que isso aconteça o mais brevemente possível.
Confira aqui todo o acompanhamento que o Oncoguia vem fazendo ao longo dos últimos anos sobre as inconsistências na produção do insumo.
Conteúdo produzido pela equipe do Instituto Oncoguia.
A informação contida neste portal está disponível com objetivo estritamente educacional. Em hipótese alguma pretende substituir a consulta médica, a realização de exames e ou, o tratamento médico. Em caso de dúvidas fale com seu médico, ele poderá esclarecer todas as suas perguntas. O acesso a Informação é um direito seu: Fique informado.
O conteúdo editorial do Portal Oncoguia não apresenta nenhuma relação comercial com os patrocinadores do Portal, assim como com a publicidade veiculada no site.