Governo e Oncoguia promovem seminário para ampliar prevenção e combate ao câncer de colo de útero

Ver conteúdo relacionado
  • Equipe Oncoguia
  • - Data de cadastro: 25/03/2022 - Data de atualização: 25/03/2022

O Governo do Maranhão, por meio da Secretaria de Estado da Saúde (SES), em parceria com o Instituto Oncoguia, realizou, nesta quinta-feira (24), o Seminário “Luta, Cuidado e Prevenção ao Câncer de Colo de Útero: um compromisso do Maranhão”. O encontro faz parte da programação do Março Lilás, campanha que alerta para a prevenção e combate do câncer de colo de útero.

O objetivo do encontro, que reuniu profissionais da saúde, é promover o fortalecimento de ações para reduzir o número de câncer do colo de útero por meio do incentivo à vacinação contra o Papiloma Vírus Humano (HPV) e da realização de exames de colpocitologia oncótica, para atingir as metas nacionais até 2030.

Participando virtualmente do evento, o secretário de Estado da Saúde, Carlos Lula, destacou a importância da mobilização de todos para a vacinação contra o HPV. “Estamos reunindo todos esses profissionais para tratar de um tema cada vez mais urgente na saúde pública: a prevenção do câncer de colo de útero, um câncer que age de forma silenciosa e já é o segundo mais incidente na população feminina do Maranhão. É fundamental estimular a vacinação contra o HPV e levar informação de qualidade para esse público-alvo, orientando sobre a importância dos exames preventivos com regularidade”, disse o secretário.

Para combater o câncer, desde 2015, o Governo do Maranhão tem investido na expansão da rede de atendimento ao paciente oncológico e na descentralização dos serviços. Atualmente, as unidades de referência na gestão estadual para tratamento são o Hospital de Câncer do Maranhão, em São Luís; o Hospital Macrorregional de Caxias e o Hospital São Rafael, através de convênio, na cidade de Imperatriz. A rede de assistência conta ainda com a parceria do Estado com o Hospital Aldenora Belo e, por meio de contrato, com o Hospital São Domingos em São Luís.

O superintendente de acompanhamento da Rede de Serviços da SES, Candilberto Lima Lopes, destacou o desafio que é enfrentar o câncer no Maranhão. “O Estado tem entrado como um parceiro e uma rede de apoio aos municípios maranhenses. Aqui no Maranhão, nós temos desempenhado esse papel através da nossa rede de Policlínicas, dos Hospitais Regionais e de toda a rede oncológica”, descreveu o superintendente.  

Para a presidente do Instituto Oncoguia, Luciana Holtz, a pandemia causou um impacto em todos os exames preventivos, principalmente nas mamografias e exames de papanicolau no país inteiro, por isso, a importância dessa mobilização. “Hoje é o pontapé inicial para que nós possamos nos ouvir, conversar e aprender sobre a questão do câncer de colo uterino. Temos que combater esse câncer”, reforçou Luciana.

Matéria publicada pelo Portal TV Cariri em 24/03/2022






Folhetos Diferentes materiais educativos para download

A informação contida neste portal está disponível com objetivo estritamente educacional. Em hipótese alguma pretende substituir a consulta médica, a realização de exames e ou, o tratamento médico. Em caso de dúvidas fale com seu médico, ele poderá esclarecer todas as suas perguntas. O acesso a Informação é um direito seu: Fique informado.

O conteúdo editorial do Portal Oncoguia não apresenta nenhuma relação comercial com os patrocinadores do Portal, assim como com a publicidade veiculada no site.

© 2003 - 2022 Instituto Oncoguia . Todos direitos reservados
Ver versão completa do site. Desenvolvido por Lookmysite Interactive