Geneticistas conseguem reverter os efeitos do câncer infantil

Ver conteúdo relacionado
  • - Data de cadastro: 27/07/2021 - Data de atualização: 27/07/2021

Os geneticistas irlandeses descobriram como uma mutação genética específica chamada “H3K27M” é responsável por causar esse tumor incurável conhecido como gliomadifuso de linha média (GDM) e com esse trabalho com células em laboratório foram capazes de retardar o progresso do tumor.

O trabalho foi publicado na revista “Nature Genetics” e além de mostrar um maior conhecimento genético da forma como esse tipo de câncer infantil evolui, agrega uma abordagem terapêutica que tem resultados promissores e dá esperança para tratamentos futuros.

Agora, os cientistas estão esperando por testes clínicos para começar a avaliar as drogas já aprovadas, que têm como alvo a mesma via biológica importante envolvida no GDM como já fazem com sucesso em linfomas e sarcomas, como dois cânceres comuns em adultos.

Os gliomas pediátricos como o GDM estão entre os cânceres infantis mais devastadores. Os tumores surgem no cérebro e são muito difíceis de tratar, tornando o seu prognóstico extremamente negativo. “Esperamos que os insights nos ajudem a projetar e implementar novos tratamentos baseados em oncologia de precisão”, disse Adrian Bracken, que liderou a pesquisa.

Fonte: Isto É Dinheiro