Fórum alerta para o câncer de pulmão no Brasil

Ver conteúdo relacionado
  • Equipe Oncoguia
  • - Data de cadastro: 12/12/2018 - Data de atualização: 12/12/2018

Especialistas, pacientes, imprensa, gestores da saúde estiveram reunidos para debater os principais desafios dos pacientes com câncer de pulmão no Brasil no II Fórum Temático - Câncer de Pulmão, que aconteceu na terça-feira (27), Dia Nacional de Combate ao Câncer, em São Paulo (SP).

O evento abordou diversos temas como prevenção, o cenário do câncer de pulmão na América Latina, combate ao tabagismo, diagnóstico precoce, prioridades dos gestores da saúde no combate à doença, além das novidades e entraves no tratamento deste tipo de tumores. 

A fundadora e presidente do Instituto Oncoguia, que promoveu o evento, a psico-oncologista Luciana Holtz, informou que, segundo dados da Estimativa 2018 – Incidência de Câncer no Brasil, do INCA (Instituto Nacional de Câncer José Alencar Gomes da Silva), divulgado em 2 de fevereiro deste ano, estima-se que sejam diagnosticados 31.270 novos casos de câncer de pulmão, traqueia e brônquio em 2018. Destes novos casos, 18.740 são homens e 12.530 mulheres.

São 18,16 casos novos a cada 100 mil homens, sendo o segundo tipo de tumor mais frequente, e 11,81 para cada 100 mil mulheres, ocupando a quarta posição entre os cânceres que mais ocorrem. 

De acordo com o Oncoguia, o câncer de pulmão é o mais comum de todos os tumores malignos e está diretamente associado ao consumo de tabaco ou seus derivados. É uma doença silenciosa, não apresentado sintomas em suas fases iniciais. Consequentemente, o diagnóstico na maior parte das vezes é feito em estágios mais avançados da doença. 

O Oncoguia é uma ONG (organização não-governamental) que existe para ajudar o paciente com câncer a viver melhor em todas as fases do tratamento. 

*A jornalista viajou à capital paulista a convite do evento

Matéria publicada pelo portal Bonde em 28/11/2018






Folhetos Diferentes materiais educativos para download

A informação contida neste portal está disponível com objetivo estritamente educacional. Em hipótese alguma pretende substituir a consulta médica, a realização de exames e ou, o tratamento médico. Em caso de dúvidas fale com seu médico, ele poderá esclarecer todas as suas perguntas. O acesso a Informação é um direito seu: Fique informado.

O conteúdo editorial do Portal Oncoguia não apresenta nenhuma relação comercial com os patrocinadores do Portal, assim como com a publicidade veiculada no site.

© 2003 - 2022 Instituto Oncoguia . Todos direitos reservados
Ver versão completa do site. Desenvolvido por Lookmysite Interactive