Durante o tratamento do câncer de mama, muitas mulheres acabam precisando fazer algum tipo de cirurgia, como:
Qualquer um desses procedimentos pode afetar os movimentos do braço e ombro, bem como a realização das atividades diárias, como se vestir, tomar banho e pentear os cabelos.
Independente do tipo de procedimento cirúrgico realizado, a prática de exercícios físicos após a cirurgia ajuda a restabelecer os movimentos e a recuperar a força no braço e no ombro. Auxilia, também, na diminuição da dor e da rigidez nas costas e no pescoço.
Se a paciente fez radioterapia após a cirurgia, os exercícios são ainda mais importantes para ajudar a manter o braço e o ombro flexíveis. A radioterapia pode afetar o braço e o ombro muito tempo após o término do tratamento. Por isso, é importante desenvolver a prática regular de exercícios para manter a mobilidade dos braços e ombros após tratamento radioterápico para o câncer de mama.
Os exercícios abaixo são cuidadosamente programados para mulheres que fizeram a cirurgia de câncer de mama. Converse com seu médico sobre quais são indicados para você e o momento ideal para começar a fazê-los. Não inicie nenhum desses exercícios sem falar primeiro com seu médico.
A semana após a cirurgia
As dicas e exercícios abaixo devem ser feitas de 3 a 7 dias após a cirurgia. Mas lembre-se: só inicie a prática dos exercícios após a autorização do seu médico!
Dicas gerais para os exercícios
Os exercícios descritos aqui podem ser iniciados assim que seu médico autorizar, o que geralmente ocorre dentro de uma semana após a cirurgia.
Aqui estão algumas coisas para se ter em mente após a cirurgia de câncer de mama:
A seguir alguns exercícios mais comuns que você pode fazer após a cirurgia da mama. Fale com seu médico e veja quais são os mais adequados para você. Não inicie nenhum desses exercícios sem antes conversar com seu médico.
Exercícios com o bastão
Este exercício aumenta a sua capacidade de mover os ombros para a frente. Você precisará de um cabo de vassoura, ou outro objeto tipo bastão. Deite de costas com os joelhos flexionados e os pés no chão.
Exercícios com o cotovelo
Este exercício aumenta o movimento na parte anterior do peito e ombro. Deite de costas com os joelhos flexionados e os pés no chão.
Alongamento em lâmina do ombro
Este exercício aumenta o movimento do ombro.
Apertando em lâmina o ombro
Este exercício também aumenta o movimento do ombro.
Curvas para o lado
Este exercício aumenta o movimento do tronco e do corpo.
Alongamento da parede torácica
Este exercício alonga o peito.
Alongamento do ombro
Este exercício aumenta sua mobilidade no ombro.
Após a cirurgia
Comece a exercitar-se lentamente e vá aumentando o ritmo. Pare de se exercitar e fale com seu médico imediatamente se você:
O exercício é importante para manter seus músculos e corpo saudáveis, mas também é importante que o exercício seja seguro. Converse com seu médico sobre o tipo certo de exercícios para você e, em seguida, defina metas para aumentar seu nível de atividade física.
Outros tipos de exercício
O exercício para ajudar a melhorar a capacidade aeróbica (coração-pulmão) também é importante. Há evidências de que a ginástica e a perda de peso podem até reduzir o risco de que alguns tipos de câncer voltem após o tratamento. Converse com seu médico sobre a realização de exercícios físicos durante e após o tratamento do câncer de mama.
Outros exercícios são projetados para reduzir o risco de linfedema ou inchaço no braço do lado que você fez a cirurgia. Os exercícios mostrados aqui são principalmente projetados para recuperar a amplitude de movimento (flexibilidade) do braço e do ombro. Converse com seu médico sobre o seu risco de desenvolver linfedema e como reduzir esse risco.
Os exercícios de fortalecimento são recomendados como parte do programas de exercícios regulares para melhorar a saúde. Estes não são iniciados até 4 a 6 semanas após a cirurgia e devem ser adaptados à sua condição médica. O melhor começar esses exercícios sob a supervisão de um fisioterapeuta, para ter certeza de que você está fazendo os exercícios corretamente.
Texto originalmente publicado no site da American Cancer Society, em 18/09/2019, livremente traduzido e adaptado pela Equipe do Instituto Oncoguia.
A informação contida neste portal está disponível com objetivo estritamente educacional. Em hipótese alguma pretende substituir a consulta médica, a realização de exames e ou, o tratamento médico. Em caso de dúvidas fale com seu médico, ele poderá esclarecer todas as suas perguntas. O acesso a Informação é um direito seu: Fique informado.
O conteúdo editorial do Portal Oncoguia não apresenta nenhuma relação comercial com os patrocinadores do Portal, assim como com a publicidade veiculada no site.