[EXECUTIVO] Novas diretrizes para detecção do Câncer de Mama

Ver conteúdo relacionado
  • Equipe Oncoguia
  • - Data de cadastro: 05/10/2015 - Data de atualização: 05/10/2015

O que houve?

Nesta segunda feira (05/10) o Ministério da Saúde publicou por meio das portarias nº 59 e nº61/2015 as Diretrizes Nacionais para a Detecção Precoce do Câncer de Mama no SUS e ainda a decisão de não ampliar o uso da mamografia para o rastreamento do câncer de mama em mulheres assintomáticas com risco habitual fora da faixa etária atualmente recomendada (50 a 69 anos).

As decisões do governo foram tomadas com base nos relatórios de recomendação da Comissão Nacional de Incorporação de Tecnologias no SUS (CONITEC).
 
E agora?

A indicação para a mamografia de rastreamento continua recomendada entre mulheres de 50 a 69 anos, lembrando que o SUS garante a toda brasileira o acesso gratuito à mamografia diante de indicação médica, de acordo com seu histórico familiar, sua idade ou a suspeita de alguma alteração. A mamografia de rastreamento, contudo, tem o objetivo de monitorar as mulheres saudáveis, com a realização de exames regulares, a fim de diagnosticar precocemente possíveis casos da doença e diminuir a taxa de mortalidade na faixa etária de maior risco e incidência.



Folhetos Diferentes materiais educativos para download

A informação contida neste portal está disponível com objetivo estritamente educacional. Em hipótese alguma pretende substituir a consulta médica, a realização de exames e ou, o tratamento médico. Em caso de dúvidas fale com seu médico, ele poderá esclarecer todas as suas perguntas. O acesso a Informação é um direito seu: Fique informado.

O conteúdo editorial do Portal Oncoguia não apresenta nenhuma relação comercial com os patrocinadores do Portal, assim como com a publicidade veiculada no site.

© 2003 - 2023 Instituto Oncoguia . Todos direitos reservados
Ver versão completa do site. Desenvolvido por Lookmysite Interactive