[EXECUTIVO] Governo decide não incorporar Radioterapia IMRT no SUS

Ver conteúdo relacionado
  • Equipe Oncoguia
  • - Data de cadastro: 13/04/2017 - Data de atualização: 13/04/2017

O que houve?

Nesta quarta feira (12/04) Ministério da Saúde publicou, por meio da Portaria nº 16/2017, a decisão de não incorporar a radioterapia de intensidade modulada (IMRT) para o tratamento de tumores de cabeça e pescoço em estágio inicial e localmente avançado no Sistema Único de Saúde - SUS.

A decisão foi tomada com base no Relatório elaborado pela Comissão Nacional de Tecnologia em Saúde no SUS (CONITEC) que concluiu que os estudos clínicos apresentavam baixa qualidade o que gera incerteza na demonstração do benefício sobre a redução de xerostomia, desfecho que também é incerto quanto ao seu impacto clínico, além dos dados econômicos apresentados sugerirem ser este um procedimento ainda pouco custo-efetivo e de elevado impacto orçamentário.

E agora?

A matéria poderá ser submetida a novo processo de avaliação pela CONITEC caso sejam apresentados fatos novos que possam alterar o resultado da análise efetuada.



Folhetos Diferentes materiais educativos para download

A informação contida neste portal está disponível com objetivo estritamente educacional. Em hipótese alguma pretende substituir a consulta médica, a realização de exames e ou, o tratamento médico. Em caso de dúvidas fale com seu médico, ele poderá esclarecer todas as suas perguntas. O acesso a Informação é um direito seu: Fique informado.

O conteúdo editorial do Portal Oncoguia não apresenta nenhuma relação comercial com os patrocinadores do Portal, assim como com a publicidade veiculada no site.

© 2003 - 2023 Instituto Oncoguia . Todos direitos reservados
Ver versão completa do site. Desenvolvido por Lookmysite Interactive