[EXECUTIVO] Consulta é aberta para radioterapia intraoperatória

Ver conteúdo relacionado
  • Equipe Oncoguia
  • - Data de cadastro: 14/07/2016 - Data de atualização: 14/07/2016

O que houve?

Nesta quarta-feira (13/07) o Ministério da Saúde abriu a Consulta Pública nº 16  para receber as contribuições de toda sociedade civil a respeito da proposta de incorporação no SUS da da radioterapia intraoperatória para o tratamento de estágios iniciais do câncer de mama em complemento a mastectomia parcial, proposta demandada pela CARL ZEISS MEDITEC AG.

A radioterapia intraoperatória (RT-IO) é a administração de níveis terapêuticos de radiação diretamente no tumor alvo, enquanto o mesmo está exposto durante a cirurgia, poupando o tecido circundante normal. Saiba mais sobre o assunto em nossa página especial.

Essa modalidade de tratamento permite a utilização de doses eficazes mais elevadas de radiação em comparação com a radioterapia convencional, onde nem sempre é possível a utilização de doses muito elevadas, uma vez que os órgãos sensíveis podem estar próximos. Na RT-IO, ainda existe a possibilidade dos médicos afastarem temporariamente os órgãos vizinhos ou protegê-los da exposição à radiação.

A Consulta Pública se baseia no Relatório elaborado pela Comissão Nacional de Incorporação de Tecnologias – CONITEC no qual recomenda a incorporação deste tipo de radioterapia no SUS.

E agora?

As contribuições deverão ser enviadas até o dia 03/08/2016, através do preenchimento de formulário próprio disponível no site da CONITEC.

A Secretaria Executiva da CONITEC avaliará as contribuições apresentadas a respeito da matéria e com base nos dados levantado avaliará se incorporará a radioterapia intraoperatória no SUS.



Folhetos Diferentes materiais educativos para download

A informação contida neste portal está disponível com objetivo estritamente educacional. Em hipótese alguma pretende substituir a consulta médica, a realização de exames e ou, o tratamento médico. Em caso de dúvidas fale com seu médico, ele poderá esclarecer todas as suas perguntas. O acesso a Informação é um direito seu: Fique informado.

O conteúdo editorial do Portal Oncoguia não apresenta nenhuma relação comercial com os patrocinadores do Portal, assim como com a publicidade veiculada no site.

© 2003 - 2022 Instituto Oncoguia . Todos direitos reservados
Ver versão completa do site. Desenvolvido por Lookmysite Interactive