[ENTREVISTA] Terapia Ocupacional durante o Tratamento do Câncer

Ver conteúdo relacionado
  • Equipe Oncoguia
  • - Data de cadastro: 15/09/2015 - Data de atualização: 15/09/2015

O Oncoguia conversou com a Dra. Patrícia Citó, Terapeuta Ocupacional do Centro Regional Integrado de Oncologia (CRIO), de Fortaleza, sobre como a terapia ocupacional pode ajudar o paciente durante o tratamento do câncer.
 
Instituto Oncoguia - Como é o trabalho do terapeuta ocupacional diante do tratamento do câncer?

Patrícia Citó - Diante do tratamento oncológico, muitas vezes, o paciente passa por diversas alterações e transformações geralmente bruscas na rotina de suas atividades diárias. O que antes era feito com extrema facilidade ( ex: escovar os dentes, pentear os cabelos) hoje, devido ao tratamento, o paciente possui dificuldades que podem ser supridas com o trabalho do terapeuta ocupacional.

O terapeuta ocupacional trabalha com a reabilitação física, funcional, cognitiva, social e psíquica do paciente por meio de atividades recreativas e lúdicas contribuindo para a recuperação do paciente. É este profissional que durante as atividades de prevenção e reabilitação, busca retomar a autonomia e a independência do paciente.

Instituto Oncoguia - Qual é o objetivo do terapeuta ocupacional?

Patrícia Citó - O principal objetivo do terapeuta ocupacional é contribuir e apressar a recuperação do individuo acometido pela doença. Através do trabalho, tanto físico como mental, prescrito e guiado de forma particular, variando de paciente para paciente, de caso a caso.

Instituto Oncoguia - Qual é a principal diferença do trabalho do fisioterapeuta e do Terapeuta ocupacional?

Patrícia Citó - O fisioterapeuta e o Terapeuta Ocupacional são profissionais distintos que cuidam da saúde de maneira diferente, mas complementar. O terapeuta ocupacional trabalha com atividades lúdicas, recreativas objetivando o maior grau de independência e autonomia possível do paciente. O terapeuta ocupacional se ocupa da realização de atividades desde as mais simples, como escovar os dentes ou levar alimentos à boca, às mais complexas. Já o fisioterapeuta trabalha com recursos físicos, voltados à promoção, prevenção tratamento e recuperação de pessoas que apresentem alterações do movimento e suas consequências. Seu interesse está relacionado ao bom funcionamento do corpo, desde as funções básicas de respiração até as funções mais complexas, que envolvem vários sistemas do corpo.

Instituto Oncoguia - De que forma a terapia ocupacional poderá ajudar a paciente que está em tratamento de câncer?

Patrícia Citó - O terapeuta poderá oferecer ao paciente em tratamento oncológico atividades manuais, lúdicas, artísticas e expressivas; Melhora na autoconfiança, bem-estar e auto estima; exercícios terapêuticos; massagem, alongamento e relaxamento; técnicas de controle da dor e da fadiga; confecção e indicação de órteses – aparelhos utilizados para melhorar a posição das diversas partes do corpo, permitindo movimentos ou evitando sequelas; acolhimento, apoio e escuta.






Folhetos Diferentes materiais educativos para download

A informação contida neste portal está disponível com objetivo estritamente educacional. Em hipótese alguma pretende substituir a consulta médica, a realização de exames e ou, o tratamento médico. Em caso de dúvidas fale com seu médico, ele poderá esclarecer todas as suas perguntas. O acesso a Informação é um direito seu: Fique informado.

O conteúdo editorial do Portal Oncoguia não apresenta nenhuma relação comercial com os patrocinadores do Portal, assim como com a publicidade veiculada no site.

© 2003 - 2023 Instituto Oncoguia . Todos direitos reservados
Ver versão completa do site. Desenvolvido por Lookmysite Interactive