[ENTREVISTA] Conheça o GACC, Grupo de Assistência à Criança com Câncer

O Instituto Oncoguia conversou com Rosemary Dominguez Sanz, presidente do GACC.

Instituto Oncoguia - Conte-nos sobre o trabalho da GACC - Grupo de Assistência à Criança com Câncer.

Rosemary Sanz - O Grupo de Assistência à Criança com Câncer ( GACC) é uma instituição sem fins lucrativos, que atua desde 1996 no atendimento das necessidades desencadeadas pelo diagnóstico oncológico e que estão diretamente relacionadas ao foco de atuação, sendo este o tratamento de neoplasias infanto-juvenis independente de sexo, cor, religião ou posição sócio-econômica.

Como referência no tratamento de câncer no Vale do Paraíba, Litoral Norte e Serra da Mantiqueira, somando, atualmente 39 localidades, o foco da instituição é a criança e o adolescente com câncer. O atendimento do GACC é direcionado às necessidades de cada paciente, podendo, dessa forma, oferecer a ele tratamento oncológico integral, que busca a qualidade de vida e vai muito além do tratamento médico-hospitalar.

Atualmente existem diversos Programas nos quais os pacientes e seus familiares são inseridos para receber assistência específica, entre eles: Diagnóstico Precoce; Confirmação Diagnóstica Diferencial; Humanização e Qualidade do Tratamento; Integralidade e Multiprofissionalização da Assistência; Sustentabilidade Social Familiar; Pedagógico Lúdico Educacional; Promoção à Convivência; Acompanhamento dos Curados; e, Cuidados Paliativos. Por meio desses Programas o GACC garante a todos os pacientes, principalmente aqueles atendidos via Sistema único de Saúde (SUS), acesso a exames, medicamentos de alto custo, cateteres, terapia psicológica especializada, suporte alimentar, reforço escolar, atividades lúdicas, transporte, e muito mais, oferecendo o atendimento ao paciente de modo globalizado.

O GACC conta com uma equipe de mais de 110 voluntários,que trabalham constantemente na humanização dos atendimentos e na captação dos recursos necessários para manter nossos Programas, além da estrutura diferenciada que oferecemos.

Instituto Oncoguia - De que forma o GACC vem ajudando crianças e adolescentes acometidas pelo câncer?

Rosemary Sanz - O GACC trabalha arduamente para garantir o acesso igualitário de todas as crianças e jovens ao tratamento de qualidade, buscando garantir as chances de cura de cada caso. O diagnóstico precoce e o tratamento integral promovido pela Equipe Multiprofissional Especializada em Oncologia Pediátrica é fundamental, pois potencializa e humaniza o Programa de Voluntariado GACC.

Instituto Oncoguia - Quantas crianças o GACC atende por mês? Qual a sua capacidade máxima de atendimento?

Rosemary Sanz - Mensalmente temos uma média de 160 crianças e adolescentes atendidos de acordo com suas necessidades individuais.

Atualmente em nosso quadro de atendimento constam 509 pacientes, sendo: 120 em tratamento, 27 em investigação diagnóstica, 195 em atendimento fora de terapia antineoplásica e 167 curados.

Toda demanda de crianças e adolescentes com câncer é absorvida pelo serviço. O primeiro atendimento da Equipe Médica Especializada em Oncologia Pediátrica para pacientes do SUS acontece em até 24 horas após a solicitação de atendimento especializado, e em média dentro de 7 dias se inicia o tratamento com todos os exames diferenciais de diagnóstico, como ressonância, tomografia, cariótipo, histoquímico, entre outros realizados pelo GACC.

Instituto Oncoguia - Quais são os serviços disponíveis aos pacientes com câncer e seus familiares?

Rosemary Sanz - Mais do que tratar a doença desde sua suspeita, o GACC se preocupa com o bem-estar de seus pacientes e familiares, por isso desenvolve a série de Programas anteriormente citados e oferece diversos serviços para que as crianças e adolescentes em atendimento tenham qualidade de vida, como por exemplo: atendimento médico com Equipe Especializada em Oncologia Pediátrica; Day-Clinic; estrutura física específica para a criança e o jovem com brinquedoteca, biblioteca, sala teen, sala de estudos, quimioteca; oferecimento de cesta básica e complementos alimentares; atividades de passeios e festas comemorativas; aulas de reforço escolar, entre outros.

Instituto Oncoguia - Conte-nos sobre o Centro de Tratamento "Fabiana Macedo de Morais". O centro pode ser considerado hoje um dos principais centros de tratamento de pediatria oncológica do Estado de São Paulo?

Rosemary Sanz - Em 02 de agosto de 2000, iniciou-se o sonho de construção de um Centro de Tratamento específico para crianças e adolescentes com câncer, que tomou forma e contou com o apoio e parceria do Governo do Estado de São Paulo, Prefeitura Municipal de São José dos Campos, de grandes indústrias da região, de colaboradores incansáveis e da comunidade presente e participativa.

O Centro de Tratamento foi nomeado pela diretoria do GACC como Centro de Tratamento Infanto-Juvenil "Fabiana Macedo de Morais” ( CTFM) em homenagem a esta jovem guerreira, de 16 anos, que, em 1996, deixou-nos, não sem antes encantar a todos com sua beleza interior e muito nos ensinar sobre abnegação, amor e sentimento humanitário.

O projeto do CTFM foi desenvolvido durante um ano e meio pelo arquiteto Ricardo Veiga, possui mais de 6.000 m2 de área construída, e segue padrões de humanização, bem-estar, estrutura para atendimentos e controle de infecção hospitalar dos grandes centros internacionais de tratamento de câncer específico para crianças e jovens.

Em 2007, foram implementadas as áreas 1) médica – ambulatório, consultórios, e hospital-dia; 2) multidisciplinar – assistência social, psico-oncologia e psicopedagogia; pedagógica–lúdica–educacional – brinquedoteca, biblioteca, sala de artes e espaço teen; 3) convivência – espaço de convivência familiar, oficina de artesanato e repouso infanto-juvenil.

E em 2009, o GACC inaugurou a UTI Pediátrica e Internação I, somando 3.200 m², que foi habilitado pelo Ministério da Saúde como Unidade de Alta Complexidade em Oncologia – UNACON – Exclusiva de Pediatria Oncológica, passando a ser o único serviço de referencia para o tratamento integral dos pacientes diagnosticados com câncer entre zero e 19 anos na região.

Para comemorar o Dia Nacional, Estadual e Municipal de Combate ao Câncer Infanto-Juvenil (DNCCI, DECCI e DMCCI), o GACC, inaugurou, no dia 23 de novembro de 2009, a Fase III do CTFM: 20 apartamentos de internação individual, Central de Material e Esterilização (CME), Centro Cirúrgico, Unidade de Farmácia e equipamentos de alta tecnologia para os cinco leitos da UTI Pediátrica.

A finalização desta etapa só foi possível graças à parceria com o Governo do Estado de São Paulo que disponibilizou recursos para investimento nas obras, equipamentos e mobiliários. Foi pelo aporte realizado pela Secretaria de Saúde do Estado de São Paulo, no que se refere à obra e aquisição de equipamentos e mobiliários, que o GACC conseguiu realizar em sete meses, o que anteriormente levou-se seis anos para concretizar.

Instituto Oncoguia - O que fazer para ser um voluntário do GACC?

Rosemary Sanz - Para fazer parte do grupo de voluntários do GACC é necessário preencher uma ficha de inscrição no CTFM, –na Av. Possidônio José de Freitas, 1200 – Urbanova – São José dos Campos/SP, de segunda a sexta-feira, das 8h30 às 16h30. O voluntário passará por uma entrevista e também por uma capacitação para desenvolver o trabalho voluntário.

Instituto Oncoguia - Qualquer criança pode ser atendida pelo Grupo?

Rosemary Sanz - Sim, desde que diagnosticada entre zero e 19 anos, permanecendo conosco durante todo o tempo de tratamento, que varia entre cinco e sete anos.

Instituto Oncoguia - Como podemos colaborar com o trabalho do GACC?

Rosemary Sanz - Para contribuir com esta luta contra o câncer infanto-juvenil você pode:

Se tornar contribuinte: ligue para nossa Central de Doações (12) 3938.3232, ou envie um e-mail para [email protected]

Ser voluntário:

Entregue seus cupons fiscais sem CPF em um dos endereços:

a) CTFM/GACC, Av. Possidônio José de Freitas, 1200, Urbanova.
b) Óticas Carol, Vale Sul Shopping, Loja 205, Praça Cônego Lima, 26, Centro.
c) Shopping Center Vale - Loja S 417.
d) Mercadinho Beira Rio, Av. Dr. João Batista S. de Qeiroz Junior, 2060, Jardim das Indústrias.
e) Padaria Doce Delícia, Av. Andrômeda, 2480, Jardim Satélite.
f) Hidráulica do Vale, Av. Andrômeda, 2911, Bosque.

Você também tem a opção de reverter seus créditos acumulados para o GACC.

Participar da campanha Sua moeda vale + vida, depositando moedas nos cofrinhos, identificados com o logo da instituição e espalhados em comércios de São José dos Campos. O Cofrinho GACC aceita solidariedade em qualquer valor,doe suas moedase ajude na conquista de muitos dias de vida de centenas de crianças e adolescentes com câncer. Para os comerciantes que quiserem aderir a essa campanha, colocando um cofrinho GACC em seu estabelecimento, basta entrar em contato pelo e-mail [email protected] ou tel. (12) 3949.6029.

Para participar de nossos eventos e campanhas acesse: GACC, onde você encontrará notícias de todos os eventos e como participar.
 
Pessoa jurídica: para as empresas o GACC possui programas especiais, basta entrar em contato pelo telefone (12) 3949.6029 ou enviar um e-mail para: [email protected], e conheça as opções.
Este conteúdo ajudou você?

Avaliação do Portal

1. O conteúdo que acaba de ler esclareceu suas dúvidas?
Péssimo O conteúdo ficou muito abaixo das minhas expectativas. Ruim Ainda fiquei com algumas dúvidas. Neutro Não fiquei satisfeito e nem insatisfeito. Bom O conteúdo esclareceu minhas dúvidas. Excelente O conteúdo superou todas as minhas expectativas.
2. De 1 a 5, qual a sua nota para o portal?
Péssimo O conteúdo ficou muito abaixo das minhas expectativas. Ruim Ainda fiquei com algumas dúvidas. Neutro Não fiquei satisfeito e nem insatisfeito. Bom O conteúdo esclareceu minhas dúvidas. Excelente O conteúdo superou todas as minhas expectativas.
3. Com a relação a nossa linguagem:
Péssimo O conteúdo ficou muito abaixo das minhas expectativas. Ruim Ainda fiquei com algumas dúvidas. Neutro Não fiquei satisfeito e nem insatisfeito. Bom O conteúdo esclareceu minhas dúvidas. Excelente O conteúdo superou todas as minhas expectativas.
4. Como você encontrou o nosso portal?
5. Ter o conteúdo da página com áudio ajudou você?
Esse site é protegido pelo reCAPTCHA e a política de privacidade e os termos de serviço do Google podem ser aplicados.
Multimídia

Acesse a galeria do TV Oncoguia e Biblioteca

Folhetos

Diferentes materiais educativos para download

Doações

Faça você também parte desta batalha

Cadastro

Mantenha-se conectado ao nosso trabalho