[ENTREVISTA] A Nutricionista Tatiana Oliveira fala sobre a Criação do Site Nutrionco

O Oncoguia conversou com a Nutricionista colunista do portal, Dra.Tatiana Oliveira sobre o lançamento do site Nutrionco.
 
Instituto Oncoguia - Como surgiu a idéia de criar um site voltado à nutrição oncológica?

Tatiana Oliveira - O site surgiu com o objetivo de trazer informações sobre alimentação adequada durante e após o tratamento e contribuir para prevenir a desnutrição e melhorar a qualidade de vida dos pacientes. Nos dias de hoje existe uma busca ativa por informações e orientações através da internet, daí a necessidade de informações de fácil acesso e com qualidade.

Instituto Oncoguia - O que o paciente poderá encontrar no portal Nutrionco?

Tatiana Oliveira - Irá encontrar informações atualizadas sobre nutrição, dicas durante o tratamento, exemplos de dietas, além de: cadastro de nutricionistas, para que o paciente localize um profissional próximo a sua região; pergunte à nutricionista, onde o paciente poderá tirar dúvidas relacionadas à sua alimentação durante o tratamento; notícias sempre atualizadas; e artigos e entrevistas que possam sempre informar e orientar pacientes e/ou seus familiares;

Instituto Oncoguia - Quais são os principais temas de relevância ao paciente oncológico que o nutrionco dará maior destaque?

Tatiana Oliveira - O site tem como objetivo levar informação de forma simples e rápida ao paciente para ser aplicada ao dia a dia. Dessa forma abordaremos temas relacionados à suplementação nutricional, atualidades na área de nutrição em oncologia, qualidade de vida.

Instituto Oncoguia - Em sua opinião, como a nutrição oncológica pode ajudar o paciente que está em tratamento?

Tatiana Oliveira - Mais de 50% dos pacientes com câncer têm desnutrição, quadro que influencia diretamente na capacidade dos pacientes tolerarem os tratamentos da doença e aumenta o tempo de internação nos hospitais.

O tratamento do câncer e a própria doença podem causar diversas reações aos pacientes, entre elas:

•   Falta de apetite.
•   Diminuição do nível de energia.
•   Cansaço.
•   Vômitos.
•   Ansiedade.
•   Depressão.
•   Diarréia / Intestino preso.
•   Alterações de paladar / olfato

A desnutrição pode gerar uma redução da resposta ao plano de tratamento, aumentar o risco de toxicidade induzida pela quimioterapia, aumentar o risco de complicações pós-operatórias, entre outras. Estima-se que pacientes com 15% de redução de peso desenvolvem mais complicações infecciosas depois da cirurgia, além disso, toleram menos as quimioterapias e radioterapias do que aqueles pacientes que não perderam peso.

Dessa forma a orientação nutricional é uma ferramenta importante para que o paciente possa ser submetido aos tratamentos de uma forma mais adequada.

Instituto Oncoguia - De que forma a alimentação saudável pode minimizar os efeitos colaterais do tratamento?

Tatiana Oliveira - Obter uma visão geral do que é importante comer em todas as fases do tratamento irá ajudar o paciente a se sentir melhor e mais forte, melhorar a imunidade, além de manter ou recuperar o peso, e a tolerar melhor os tratamentos e os efeitos colaterais.

Isto não quer dizer que é preciso comer muito, mas consumir alimentos que ofereçam os diversos nutrientes de que um organismo precisa para estar equilibrado.

Instituto Oncoguia - Do ponto de vista nutricional, que orientações você daria para o paciente oncológico que está em tratamento? E para aquele que já passou por todas as etapas do tratamento?

Tatiana Oliveira - Um organismo bem nutrido reage melhor e mais rápido ao tratamento e seus prováveis efeitos colaterais. Quando estamos num processo de tratamento, a relação que estabelecemos com os alimentos pode ser um bom termômetro para saber como anda o nosso organismo. Se o paciente está com muita dificuldade para se alimentar, procure orientação especializada o quanto antes. A abordagem no ínicio é importante para que o paciente tenha um desempenho mais adequado e possa se beneficiar do tratamento da doença. Com certeza, sempre haverá formas de driblar esse problema – o importante é não deixar de se alimentar.

Para quem já passou pelo tratamento é a hora de rever os valores, recuperar ou perder peso se necessário, procurar ter bons hábitos de alimentação e praticar uma atividade física de acordo com a orientação médica.
Este conteúdo ajudou você?

Avaliação do Portal

1. O conteúdo que acaba de ler esclareceu suas dúvidas?
Péssimo O conteúdo ficou muito abaixo das minhas expectativas. Ruim Ainda fiquei com algumas dúvidas. Neutro Não fiquei satisfeito e nem insatisfeito. Bom O conteúdo esclareceu minhas dúvidas. Excelente O conteúdo superou todas as minhas expectativas.
2. De 1 a 5, qual a sua nota para o portal?
Péssimo O conteúdo ficou muito abaixo das minhas expectativas. Ruim Ainda fiquei com algumas dúvidas. Neutro Não fiquei satisfeito e nem insatisfeito. Bom O conteúdo esclareceu minhas dúvidas. Excelente O conteúdo superou todas as minhas expectativas.
3. Com a relação a nossa linguagem:
Péssimo O conteúdo ficou muito abaixo das minhas expectativas. Ruim Ainda fiquei com algumas dúvidas. Neutro Não fiquei satisfeito e nem insatisfeito. Bom O conteúdo esclareceu minhas dúvidas. Excelente O conteúdo superou todas as minhas expectativas.
4. Como você encontrou o nosso portal?
5. Ter o conteúdo da página com áudio ajudou você?
Esse site é protegido pelo reCAPTCHA e a política de privacidade e os termos de serviço do Google podem ser aplicados.
Multimídia

Acesse a galeria do TV Oncoguia e Biblioteca

Folhetos

Diferentes materiais educativos para download

Doações

Faça você também parte desta batalha

Cadastro

Mantenha-se conectado ao nosso trabalho