É proposta audiência sobre verba para prevenção de câncer nos Estados

Ver conteúdo relacionado
  • Equipe Oncoguia
  • - Data de cadastro: 19/04/2021 - Data de atualização: 19/04/2021

A deputada Rejane Dias (PT-PI) apresentou requerimento solicitando a realização de audiência pública, na Comissão de Defesa dos Direitos da Mulher (CMULHER) da Câmara dos Deputados, para debater a Portaria GM/MS n.º 3.712, de 22 de dezembro de 2020, que institui incentivo financeiro federal de custeio para fortalecimento do acesso às ações integradas para rastreamento, detecção precoce e controle do câncer no SUS, com foco no câncer de mama e de colo de útero.

Em seu texto, a deputada destacou informações da Organização Mundial Saúde (OMS), de que os procedimentos eletivos, incluindo o rastreamento de câncer, foram suspensos em 41% dos países pela necessidade da redução do risco de disseminação da COVID-19 nos serviços de saúde e da reorganização da rede de atenção à saúde para ações de rastreamento, detecção precoce e controle de câncer. Dada a situação, ela acrescentou que foi instituído, em caráter excepcional e temporário, o incentivo financeiro federal de custeio do Bloco de Manutenção das Ações e Serviços Públicos de Saúde, no valor total de R$ 150.000.000,00, com o objetivo de fortalecer o acesso às ações de prevenção, detecção precoce e controle de câncer durante a pandemia, no SUS.

Por isso, a parlamentar sugeriu que sejam chamados para debater e informar os entes da sociedade civil sobre a disponibilidade de tais recursos os seguintes convidados:

  • Representante da Federação Brasileira de Instituições Filantrópicas de Apoio à Saúde da Mama – FEMAMA; 
  • Representante do Ministério da Saúde; 
  • Representante do Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos; 
  • Representante do Conselho Nacional de Secretários de Saúde - CONASS; e 
  • Representante do Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde - CONASEMS.

E agora?

O requerimento aguarda análise da Comissão de Defesa dos Direitos da Mulher (CMULHER) da Câmara dos Deputados.

Documento:
- REQ 7/2021

Fonte: NK Consultores.




Folhetos Diferentes materiais educativos para download

A informação contida neste portal está disponível com objetivo estritamente educacional. Em hipótese alguma pretende substituir a consulta médica, a realização de exames e ou, o tratamento médico. Em caso de dúvidas fale com seu médico, ele poderá esclarecer todas as suas perguntas. O acesso a Informação é um direito seu: Fique informado.

O conteúdo editorial do Portal Oncoguia não apresenta nenhuma relação comercial com os patrocinadores do Portal, assim como com a publicidade veiculada no site.

© 2003 - 2023 Instituto Oncoguia . Todos direitos reservados
Ver versão completa do site. Desenvolvido por Lookmysite Interactive