
Filmes eróticos, programas românticos e lubrificantes são algumas dicas que pessoas que passaram por tratamento dão para resgatar os momentos a dois
Os relatos de pessoas que venceram um câncer são similares quando o assunto é vida sexual: ela muda – nem que seja por um curto espaço de tempo. Quem já passou por isso conta quais são as estratégias para restabelecer o desejo e voltar a ter uma vida a dois sadia. Confira, a seguir, quais são os principais conselhos.
Lucia, 46 anos, diagnosticada com câncer de mama aos 38, passou por quimioterapia e dupla mastectomia; é casada desde 2006
1. Redescobrir o corpo
"Depois da cirurgia [de mastectomia], meu interesse sexual diminuiu muito. O corpo mudou e perdi o desejo. Não era mais como antes. Perdi a sensibilidade nos mamilos, parecia que as sensações eram menos intensas. Passei a evitar o contato.
Ainda bem que meu marido sempre foi muito compreensivo. Precisamos de dois anos para recuperar a frequência. Ele me ajudava a descobrir pontos sensíveis no corpo.”
2. Investir em programas a dois
"[Meu marido] trouxe mais romantismo para a relação. Recebia flores, ganhava jantar especial em casa.”
***
Rita, 43 anos, diagnosticada com câncer de mama aos 40 anos, passou por mastectomia na mama esquerda e radioterapia; é casada desde 2009
3. Usar lubrificante
"Dois fatores bloqueavam o relacionamento com meu parceiro. Levei dois anos para fazer a reconstrução de mama e entrei na menopausa por causa da medicação. Além de estar com a autoestima no chão, porque meu corpo tinha mudado, não tinha mais lubrificação [vaginal] como antes. Eu tinha sangramento após a relação. No começo, tentamos usar um lubrificante.”
4. Tocar o corpo um do outro
"Ficamos no toque por bastante tempo [para recuperar o desejo].”
5. Fazer sexo oral
"Redescobrimos o sexo oral. Eu me sentia mais confortável.”
***
Luana, 50 anos, diagnosticada com câncer de colo de útero aos 48 anos; está namorando há um ano
6. Assistir a filmes eróticos
"Sempre tive preconceito em relação a filmes eróticos. Mas, depois da cirurgia, eu tinha que tentar recuperar a libido.”
7. Ir a sex shops
"Minha recomendação é: faça uma visita a um sex shop. E vá sem julgamentos...”
***
José, 55 anos, diagnosticado com câncer de próstata aos 53 anos; é casado desde 1986
8. Buscar informação especializada
"Antes da cirurgia [de próstata], eu tive muito medo. Tinha risco de incontinência urinária e impotência. Por questão de milímetros, isso podia acontecer durante a operação. E se me acontecesse algo? Será que poderia dar problema no futuro?
Por isso a primeira relação com minha mulher foi tensa. Foi ruim. Falei com o médico. Perguntei se alguma coisa poderia acontecer após a cirurgia. Foi só depois disso que me acalmei. Informação faz toda a diferença.”
Por QSocial
Crédito: Michel Goins/FreeImages.com