Deputado requer informações à ANS sobre reservas técnicas

Ver conteúdo relacionado
  • Equipe Oncoguia
  • - Data de cadastro: 10/06/2020 - Data de atualização: 10/06/2020

O que houve?

O deputado Ronaldo Carletto (PP-BA) apresentou o Requerimento n° 592/20, propondo que sejam solicitadas informações ao diretor-presidente da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS), sobre a liberação de reservas técnicas das operadoras de planos de saúde durante a pandemia.

De acordo com a proposta, o Brasil enfrenta uma crise sanitária sem precedentes, e todo o sistema de saúde será afetado, incluindo a saúde suplementar. “A redução da renda de milhões de brasileiros pode complicar o pagamento das contraprestações daqueles que possuem plano de saúde”, disse o deputado.

Devido ao cenário, o parlamentar informou que a ANS flexibilizou as regras de garantias financeiras e ativos garantidores, para disponibilizar R$ 15 bilhões para as operadoras manterem suas atividades, incluindo os pagamentos aos prestadores. Por isso, o deputado propôs que seja enviado requerimento solicitando as seguintes informações:

  • A decisão da liberação de reservas técnicas foi tomada com base em pedido das operadoras de planos de saúde?
     
  • Quais parâmetros foram avaliados para esta decisão?
     
  • A liberação de reservas técnicas poderá aumentar o risco de falência de operadoras?
     
  • Como a ANS fiscalizará o cumprimento das contrapartidas das operadoras?
     
  • Há previsão e prazo de recomposição das reservas técnicas?

 

E agora?

O requerimento aguarda designação de relator na Mesa Diretora da Câmara dos Deputados, que emitirá parecer sobre o envio da proposta para a Agência Nacional de Saúde Suplementar.







Folhetos Diferentes materiais educativos para download

A informação contida neste portal está disponível com objetivo estritamente educacional. Em hipótese alguma pretende substituir a consulta médica, a realização de exames e ou, o tratamento médico. Em caso de dúvidas fale com seu médico, ele poderá esclarecer todas as suas perguntas. O acesso a Informação é um direito seu: Fique informado.

O conteúdo editorial do Portal Oncoguia não apresenta nenhuma relação comercial com os patrocinadores do Portal, assim como com a publicidade veiculada no site.

© 2003 - 2022 Instituto Oncoguia . Todos direitos reservados
Ver versão completa do site. Desenvolvido por Lookmysite Interactive