O que houve?
A senadora Zenaide Maia (PROS-RN) foi designada relatora do Projeto de Lei n° 2.881/19, que determina que o Sistema Único de Saúde inclua medicamentos à base da substância Lenalidomida, destinado aos pacientes que fazem tratamento contra Mieloma Múltiplo (MM), na lista de medicamentos fornecidos à população.
A Comissão de Assuntos Sociais (CAS) havia definido o senador Styvenson Valentim (PODEMOS-RN) como relator da matéria, mas o parlamentar devolveu a relatoria.
Em seu texto o autor da proposta, senador Weverton (PDT-MA), explicou que o Mieloma Múltiplo (MM) é um tipo de câncer raro no sangue e que o medicamento utilizado para o tratamento da doença está em falta no Sistema Único de Saúde. “A situação dos acometidos por esse tipo de câncer é agravada pelo fato de a Talidomida, outro medicamento utilizado no controle da doença e já presente na lista de medicamentos fornecidos pelo SUS, encontrar-se em falta, deixando parte destes pacientes em estado de profunda vulnerabilidade”, informou.
E agora?
A relatora, senadora Zenaide Maia (PROS-RN), analisará o projeto e emitirá parecer sobre a matéria na Comissão de Assuntos Sociais (CAS). Após aprovação na CAS, caso não seja apresentado recurso, a matéria seguirá para análise da Câmara dos Deputados.
A informação contida neste portal está disponível com objetivo estritamente educacional. Em hipótese alguma pretende substituir a consulta médica, a realização de exames e ou, o tratamento médico. Em caso de dúvidas fale com seu médico, ele poderá esclarecer todas as suas perguntas. O acesso a Informação é um direito seu: Fique informado.
O conteúdo editorial do Portal Oncoguia não apresenta nenhuma relação comercial com os patrocinadores do Portal, assim como com a publicidade veiculada no site.